Filtrar


Questões por página:
Em São Paulo, projeto que prevê a mudança da sede do governo para a capital pode contribuir com o processo de gentrificação na região. Neste sentido, pode-se afirmar que a gentrificação provoca:
Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/revirandovestigios/ Acesso: 10 out 2023.
Avalie se no município de Caraguatatuba, o enfrentamento do problema representado na charge, pode ser combatido com
I. Implantação de coleta seletiva e criação de Ecopontos, para reaproveitamento de materiais.
II. Cadastramento de cooperativas para triagem e venda de materiais, como forma de geração de renda para população em risco.
III. Construção de novos aterros controlados municipais, para atender as orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Está correto o que se afirma em
Secretaria de Turismo
A secretaria de turismo tem por finalidade e estratégias para o desenvolvimento das atividades turísticas em Caraguá e elaborar projetos para investimentos.
Disponível em: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-turismo/Acesso: 14 out 2023.


São aspectos positivos e negativos dessa atividade econômica local, respectivamente,

Caraguatatuba começou a ser povoada no início do século XVII, através das Sesmarias. A 1ª que se conheceu ocupou a bacia do Rio Juqueriquerê, em 1609, foi doada aos antigos moradores de Santos, Miguel Gonçalves Borba e Domingos Jorge. A partir dessa data, começou a surgir o primeiro povoado da vila de Santo Antônio de Caraguatatuba. Em 1664/1665, ocorreu a fundação de Caraguatatuba e seu fundador foi Manuel de Faria Dória, provavelmente Capitão-Mor da Capitania de Itanhaém.
Disponível em: https://docs.google.com/document/d/ 16Zkxjkp_MuPaOUxwjMyHlgcH1JChNvAHFuOVRzvpZxg/editAcesso: 31/10/2023

Sobre o povoamento do local em questão, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) No século XVI, os Tupinambás já habitavam primitivamente o território da enseada de Caraguatatuba. Nesse período, o sítio ficaria conhecido como terra abundante em Caraguatás. A planta bromeliácea de cujas fibras os padres missionários confeccionavam suas sandálias, deu origem à denominação “Caraguá”, corruptela de “caraguatá” e “tuba”, grande quantidade.
( ) Caraguatatuba começou a ser povoada no início do século XVII, através das Sesmarias que ocuparam inicialmente a bacia do Rio Juqueriquerê, em 1609, quando começou a surgir o primeiro povoado da vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.
( ) Em 1770, Santo Antônio de Caraguatatuba foi elevado à condição de vila, sem emancipação político-administrativa; em 1847, foi elevada à condição de “freguesia” e em 1857, elevada, novamente, à categoria de vila, tendo agora sua emancipação político-administrativa, deixando de pertencer ao Município de São Sebastião.
As afirmativas são, respectivamente,

A imigração japonesa no Brasil teve início no século XX, através de um acordo entre o governo brasileiro e o japonês. Oficialmente, em 18 de junho de 1908, com a chegada do primeiro navio. (Kasato Maru).
Disponível em: https://guiajapao.live/imigracao-japonesa-no-brasil/ Acesso: 19 out.2023. (Adaptada)

Avalie se o fluxo migratório descrito no texto está relacionado com a ocupação de Caraguatatuba, uma vez que
I. desde a sua chegada, as primeiras famílias vieram de diversas regiões do Japão e fundaram a Colônia de Caraguá.
II. as atividades iniciais desses imigrantes foram: a pesca e o cultivo da banana, posteriormente, se dedicaram às plantações de hortaliças e legumes.
III. a adaptação foi rápida, em consequência dos programas governamentais de ensino da língua portuguesa e da concessão de títulos de propriedade de terras devolutas.
Está correto o que se afirma em