Filtrar


Questões por página:
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) atua em Sergipe, desde 1937. O estado possui inúmeros patrimônios vinculados ao ciclo econômico da cana-de-açúcar, representado por antigas capelas de engenhos, igrejas e casarões, tanto na zona rural como nas áreas urbanas e importantes acervos de arte sacra dos séculos XVIII e XIX, presentes nas duas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras (IPHAN,2018).
Sobre as cidades de São Cristóvão e Laranjeiras, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Laranjeiras ocorreu devido à sua importância no desenvolvimento da região, identificado pela presença do primeiro porto. II. No início do século XIX, Laranjeiras ainda era muito importante como um grande centro comercial e exportador, o que levou o governo a designá-la como a primeira Alfândega de Sergipe. III. A primeira capital do atual estado de Sergipe, Laranjeiras, é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil. Durante o período da União Ibérica (1641 – 1660), a cidade foi praticamente destruída. IV. A Igreja e Convento de São Francisco, as Igrejas de Nossa Senhora das Vitórias, a do Rosário dos Homens Pretos e de Nosso Senhor dos Passos, são exemplos de edifícios históricos tombados pelo IPHAN em São Cristóvão.
Estão corretas as afirmativas:
“O Brasil é formado por seis biomas de características distintas [...]. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna” (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE,2018). Assinale a alternativa que indica corretamente os dois principais biomas que se desenvolvem no estado do Sergipe:
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
Considerando a dinâmica da paisagem atual, unidades de paisagem na bacia do rio Vaza Barris em Sergipe podem ser identificadas com base na caracterização geológica-geomorfológica-vegetacional, evidenciando-se três unidades de paisagem que se diferenciam em subambientes. Na unidade ________________ a elevação não excede 40 metros e a declividade encontra-se em torno de 0 – 2 %, típico de um relevo plano. Nas (nos) ________________ as altitudes encontram-se em torno de 80 a 160 metros, com declividade de 2 – 6 %, destacando-se em termos vegetacionais o cerrado e os campos antrópicos, utilizados para o cultivo da cana-de-açúcar. Na unidade ________________ a altitude não ultrapassa 320 metros, com declividade apresentando variações, principalmente entre 0 – 2 % e clima dominante do tipo subúmido seco a semiárido (CARVALHO; SOUTO,2011).
O último censo demográfico brasileiro foi realizado no ano de 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE). Em relação aos dados populacionais de Sergipe, com base no censo de 2010, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A população do Sergipe foi contabilizada em 5.068.017 habitantes. ( ) O Sergipe é o menor estado em contingente populacional do Brasil. ( ) O Sertão Sergipano concentra as menores taxas de densidade populacional do estado. ( ) O Leste Sergipano concentra as maiores taxas de densidade populacional do estado. ( ) O município mais populoso do estado é a capital Aracaju.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE) divide o estado do Sergipe em três mesorregiões: Sertão Sergipano, Agreste Sergipano e Leste Sergipano. Com relação à localização dos municípios sergipanos, assinale a alternativa incorreta: