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Fonte: DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas) https://www.dnocs.gov.br/barragens/castanhao/castanhao.html Acesso em 15 set 2020. para não dar resposta)
De acordo com o trecho supracitado, de que maneira a figura do tapuia é retratada pelo Barão?
É a Capitania do Ceará bem considerável pela sua grandeza, como mostra um mapa bem circunstanciado, que o mesmo hábil Targine traçou de todo o seu território. Pela sua ilustração se conhece ser o ar saudável, o céu sereno, campinas amenas, serras fertilíssimas, rios caudalosos, maiormente na estação das águas. Os naturais Tapuias ou Caboclos (a que vulgarmente chamam índios), vivendo naquela indolência, que inclui nos seus habitantes os climas ardentes, contudo são suscetíveis de estímulos, e de condição de obrarem quanto um superior sábio e ativo lhe inspirar, não fugindo de os sujeitar pelas suas próprias inclinações, o que bem se verifica no Industão pelos ingleses, e na Pensilvânia pelos Quakers, pois é incompatível apareça um homem inábil tirado das mãos de um Diretor filósofo, e político e de um gênio facundo que sabe destruir quanto a ignorância inclui; por esta falta não dá aquela Capitania as consideráveis riquezas, que ela ofereceu à sua capital e se vê tão destituída, desprezada, e inculta desde o seu descobrimento.
(STUDART, Guilherme,1856-1938. Notas para a História do Ceará.2004. p.493-494 Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/1090/702791.pdf Acesso em 16 set 2020)
De acordo com o trecho supracitado, de que maneira a figura do tapuia é retratada pelo Barão?
Leia o trecho a seguir:
Na fala do chefe geral da EMBRAPA, num primeiro aspecto, temos a estratégia do encontro, a de aperfeiçoar com os presentes noções como “tradição”, “origem” e “artesanal” (exposto no título do evento), que pautariam a argumentação dos palestrantes em um processo comunicacional que pressupõe uma elucidação e unidade vocabular na perspectiva de vinculação do grupo (...). O cerne da questão do Simpósio de Fortaleza (2011), de acordo com o trecho, é resumido no “leite cru”, no “artesanal” e na “extinção”. Existe nessa escolha de palavras uma forte unicidade na curiosidade e no impacto passional. Novamente, parece-nos, surgem no trecho as regras de produção de visibilidade do bem cultural, no caso do saber fazer do queijo artesanal, um “visível” tomado como elaboração narrativa da iguaria como alimentomonumento ou patrimonial.
(ULISSES, Ivaneide. Consumo e tradição: a inserção do queijo coalho de Jaguaribe-CE no mercado de produtos de artesanais (1970-2010),2016, p.141-144)
A partir da leitura e dos seus conhecimentos acerca de Jaguaribe, correlacione corretamente as colunas a seguir:
A Controle de Qualidade
B Produção Artesanal
C Perda da Identidade
D Industrialização
( ) Revelado na manutenção da produção artesanal como forma indissociável da produção, cuidando dos aspectos tradicionais que envolvem a legitimidade do queijo coalho jaguaribano.
( ) Refere-se ao uso de instrumentos de certa forma rudimentares, como o fogo a lenha e o trabalho manual, além da criação pouco tecnológica das vacas.
( ) A todo custo os produtores de queijo coalho tentam evitá-la, para que não se perca o principal elemento que dá sucesso ao queijo.
( ) A presença da EMBRAPA simboliza a associação da tecnologia desse setor da economia, que, em certa medida, alia a característica artesanal aos novos conhecimentos técnicos e científicos desse processo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.
Fonte: DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas) https://www.dnocs.gov.br/barragens/oros/oros.htm. Acesso em 16 set 2020. (Ocultar o final do link para não dar resposta)
A descrição acima refere-se à