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Os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, expressam a produção espiritual de um povo em determinada época histórica, são transmitidos pela oralidade e sempre estão em transformação, incorporando as criações anônimas de geração para geração. Ligados ao folclore, possuem as características de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação e mudança. As brincadeiras tradicionais possuem, enquanto manifestações da cultura popular, a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver a convivência social. É nesse sentido que o jogo, seja ele qual for, deve ser pensado enquanto conteúdo curricular. Outrossim, o professor deve ser conhecedor dos jogos e brincadeiras da região em que exercerá sua prática docente. Assim sendo, assinale as brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário local e regional do Estado do Paraná, de acordo com o seu referencial curricular.
No Paraná, vivem cerca de 13.300 indígenas. Aproximadamente 70% deles pertencem ao povo Kaingang (tronco linguístico Macro-Jê) e 30% ao povo Guarani (tronco linguístico Tupi-Guarani). Há famílias descendentes do povo Xetá (tronco linguístico Tupi-Guarani) e algumas do povo Xokleng (tronco-linguístico Macro-Jê), distribuídas em 23 terras indígenas/aldeias. Conhecer estas etnias e suas culturas concorre para o preparo do docente ao lidar inclusivamente com a diversidade em sala de aula. Assim sendo, identifique as referências culturais a seguir com as respectivas etnias.
I. Seu território, tradicionalmente, ocupado pelo povo Xokleng estendia-se de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, habitam a terra indígena de Ibirama. Esta é compartilhada com os Guarani e Kaingang e os casamentos interétnicossão frequentes. No Paraná, dividem a terra indígena de Apucaraninha com os Kaingang, aproximadamente 30 Xokleng. É provável que a presença dos Xokleng (vindos de Santa Catarina) esteja diretamente ligada aos laços de parentesco construído com os Kaingang. II. Estão presentes em seus discursos cosmológicos, desde o século XVI, referências à Terra Sem Mal que é um lugar indestrutível, morada dos ancestrais, dos deuses, da abundância, das danças, acessível aos vivos onde é possível ascender sem a necessidade de morte. A Terra Sem Mal é, efetivamente, a preocupação dos xamãs guarani. O xamanismo ocupa um espaço central na cosmologia e na construção da sociabilidade. III. Representada por uma população de cerca de 25 mil pessoas distribuídos em 32 terras indígenas, pelos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Estado do Paraná, contabilizam, aproximadamente,9.120 pessoas, distribuídas em 13 terras indígenas. IV. Sua cosmologia e a organização social são marcadas por um sistema de metades denominadas Kamé e Kairu, que classificam os parentes, os não-parentes, os humanos, as plantas, os animais e os espíritos. Na mitologia são os irmãos gêmeos, responsáveis pela criação dos seres da natureza e dos homens, que definiram as regras sociais e as condutas morais que os Kaingang devem seguir. V. Pertencem ao tronco linguístico Tupi-Guarani. Foram contactados no século XIX; contudo, é a partir da década de 1940 que se intensificam as notícias sobre esse grupo. Habitavam tradicionalmente o noroeste paranaense, as margens do rio Ivaí, região conhecida como Serra de Dourados. VI. Atualmente, somam, aproximadamente,34 mil pessoas no Brasil e estão distribuídos pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Estão presentes, ainda, em países como o Paraguay, Argentina, Bolívia e Uruguai. No Paraná, são 4.000 pessoas aproximadamente.
Assinale a associação correta.

Paraná, Rio & Poesia

(Tonico & Tinoco.)


Rola espuma rio grande, caindo na cachoeira

Rolando terra vermeia, trazendo da cabeceira

Paraná correndo sempre, esse rio não tem fronteira

Não tenho muié nem fio, não conheço outro lugá

Na canoa eu desafio, jogo a rede pra pescá

Pois eu moro na barranca do grande Rio Paraná

Só tenho minha canoa, um ranchinho pra morá

Coração cheio de mágoa, uma viola pra ponteá

Eu canto junto co`as água do grande Rio Paraná

Este rio é poesia, desde a hora que eu levanto

Deste rio eu tiro peixe, deste rio eu tiro canto

Rio grande, não me deixe, é a água do meu pranto!


(Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/tonico-etinoco/parana-rio-e-poesia/. Acesso em: 19/06/2022.)


Tonico e Tinoco cantaram as águas paranaenses que fazem parte de uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, classificadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). As águas desses rios abastecem milhões de habitantes, além de serem utilizadas nas atividades industriais e agrícolas, sendo o grande destaque desses corpos d’água a produção de eletricidade, por meio da instalação de usinas hidrelétricas. São rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Paraná:

Zacarias de Goes e Vasconcelos, primeiro presidente da Província do Paraná, em 1853, percebeu que os seus problemas de administração se poderiam resumir num só: povoar um território de duzentos mil quilômetros quadrados ocupados por 60.626 habitantes, praticamente três pessoas por quilômetro quadrado.


(MARTINS, Wilson. Um Brasil diferente – Ensaio sobre fenômenos de aculturação no Paraná.2. ed. São Paulo: T. A. Queiroz Editor,1989. p.64. Adaptado.)


O problema administrativo indicado no texto esteve associado a uma política de povoamento que visava:

Sobre as florestas do Paraná, é correto afirmar: