Filtrar


Questões por página:
Trecho I
Tem o sertão do Piauí, pertencente à nova Matriz da Nossa Senhora da Vitória, quatro rios correntes, vinte riachos, com cinco riachinhos, dois olhos d’água e duas lagoas, à beira das quais estão 129 fazendas de gados, em que moram 441 pessoas entre brancos, negros, índios, mulatos e mestiços. [...].
(CARVALHO, Pe. Miguel de. Descrição do Sertão do Piauí. Teresina: IHGPI,1993.p.14)
Trecho II
[...]. Daquelas 129 fazendas de gado e que se refere o Padre Carvalho, umas são administradas pelos próprios donos em sítios que arrendam a dez mil réis de foro cada um a Domingos Afonso Sertão e Leonor Pereira Marinho, esta, no momento, representante dos Ávila. Outras (e entre estas, algumas eram de Mafrense) são administradas por vaqueiros [...].
(NUNES, Odilon. Pesquisas para a História do Piaui. Teresina: FUNDAPI/FCMC,2007, p,100. v.1)
Com a leitura desses textos, conclui-se que
Até meados do século XX, o Piauí tinha sua pauta de exportação baseada principalmente nos produtos advindos do extrativismo vegetal e uma estrutura econômica que convergia para o mercado internacional. Essa dependência em relação ao exterior se converteu em fragilidade do ponto de vista da ampliação dos mercados e, depois, em situação de estagnação.
No entanto, na segunda metade do século XX, verifica-se no Piauí

Imagem associada para resolução da questão

Considerando-se a densidade das técnicas no território e o que se apresenta no mapa sobre a rede de energia elétrica existente no Piauí, no período especificado, constata-se que

Uma série de transformações espaciais foi empreendida ao sítio teresinense, desde o seu traçado inicial. A expansão da malha urbana de Teresina resultou em impactos ambientais diversos, o que é inerente à relação homem-natureza. Entre as alterações ambientais, são marcantes aquelas relativas aos aspectos climáticos. O calor ou as temperaturas constantemente elevadas, por exemplo, é um dado comum da realidade teresinense, que se acentua com a formação de ilhas de calor. Observe a figura:
Imagem associada para resolução da questão
A exemplo do que acontece na cidade de Teresina, a formação de ilhas de calor nos centros urbanos é ocasionada

Aguapés cobrem Rio Poti, em Teresina, e ambientalista alerta sobre os impactos ambientais

Imagem associada para resolução da questão


Os aguapés, plantas aquáticas flutuantes, estão cobrindo parte do rio Poti em Teresina e o professor ambientalista Ribamar Rocha alertou sobre os impactos socioambientais provocados pela presença deles. "Quando está em pouca quantidade ela é altamente benéfica ao ambiente, porque ela se alimenta dos resíduos que estão suspensos na água, como esgotos sem tratamentos que foram lançados no rio", explicou Ribamar Rocha. O professor alerta que quando a superfície da água é coberta pelos aguapés, a vegetação passa a prejudicar o rio. "Dificulta a vida dos peixes e a vida dos pescadores. Causando impactos socioambientais", informou Ribamar Rocha.
Fonte: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia, acesso em 07/11/19 – Adaptado.

A formação da larga camada de aguapés no leito do rio Poti no trecho que percorre a zona urbana de Teresina, conforme ilustram o texto e a imagem, é provocada