Filtrar


Questões por página:
Os anos de Fernando Henrique Cardoso foram caracterizados por marcas positivas como foi a estabilização do Indice Geral de Preços (IGP), e das reformas que deram continuidade, de uma forma mais profunda, a um movimento iniciado ainda pelo governo Collor. As mudanças mais profundas, que ficaram como herança para o futuro, dos oito anos de gestão de Fernando Henrique Cardoso, foram EXCETO:
As privatizações, na gestão FHC, caracterizam-se pela venda de empresas prestadoras de serviços públicos, com ênfase nas áreas de telecomunicações e energia. A essas razões, porém com o passar do tempo acabaram, EXCETO:
Seguem duas afirmações a respeito de um determinado modelo de desenvolvimento:

Na América Latina, a instabilidade econômica associada às monoculturas de exportação levou muitos países, quando de seus esforços de industrialização, a uma autarcia que marcou seus padrões de desenvolvimento

PORQUE

os processos substituidores de importação, adotados por esses países, constituíram uma estratégia de crescimento denominada como “voltada para dentro”, gerando forte redução de itens em suas pautas de importação.

Em relação às reformas previdenciárias ocorridas no governo FHC, entre 1998 e 1999, analise as afirmativas a seguir.

I. A aprovação de emenda constitucional em 1998 permitiu que o cálculo das aposentadorias do INSS passasse a ser assunto de legislação ordinária, sem a necessidade de um quórum parlamentar elevado.

II. Em 1999, foi aprovado o “fator previdenciário”, o qual ajusta o valor da aposentadoria de acordo com a idade de aposentadoria e o tempo de contribuição.

III. Estabeleceu, adicionalmente ao fator previdenciário, o fator 85/95, ou seja, que a soma mínima da idade de aposentadoria e tempo de contribuição passaria a ser 85 e 95 anos para mulheres e homens, respectivamente.

Assinale

Considere as seguintes medidas de política econômica:


I. Utilização transitória de empresas estatais para captar recursos externos.

II. Contínua vedação da prática de hedge cambial pelas empresas.

III. Transferência do endividamento externo privado ao Banco Central, em momento de crise.

IV. Inviabilização recorrente de práticas de especulação com a utilização de recursos externos.


Como medidas utilizadas nas décadas de 1970 e 1980 para enfrentamento da dívida externa brasileira, está correto o que consta APENAS em