Questões de Concurso
Filtrar
25 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 5
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEE - PB
Disciplina:
Artes Visuais
Pintura metafísica foi o nome dado ao estilo de pintura que se desenvolveu por volta de 1913, por iniciativa de Giorgio de Chirico e, posteriormente, por Carlo Carra, sendo esses artistas reconhecidos por inúmeras características, sobretudo os cenários arquitetônicos clássicos, perspectivas distorcidas, justaposição de objetos incongruentes, um inquietante ar de mistério. Esses artistas metafísicos acreditavam
“Usando como ponto de partida o método Impressionista de pintura, estudou a Teoria Científica da Visão Cromática e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Esperava que essa técnica levasse à mistura das cores no olho (ou melhor dizendo, no cérebro), sem que perdessem sua consistência e luminosidade. Mas essa técnica extrema, que se tornou conhecida como pontilhismo, pôs naturalmente em perigo a clareza de suas pinturas, ao evitar todos os contornos e decompor cada forma em áreas de pontos multicores”. Esse trecho foi extraído do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich, e se refere ao pintor, criador da técnica do Pontilhismo:
Disciplina:
Artes Visuais
No Brasil, o modernismo foi inaugurado por um marco histórico: a Semana de Arte Moderna. Vários artistas, entre eles Mário de Andrade, Anita Malfatti e Menotti del Picchia organizaram uma manifestação no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922. (Costa,2004)
Segundo Costa, nesse evento, os artistas defendiam
Disciplina:
Artes Visuais
O surrealismo é um movimento artístico liderado pelo escritor André Breton (1896 - 1966) a partir do Manifesto Surrealista (o primeiro) do ano de 1924. Tem o apogeu da manifestação de sua intensidade entre os anos de 1924 e 1929. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta uma das principais características desse movimento.
Disciplina:
Artes Visuais
Assinale a alternativa que não apresenta de forma correta um dos principais artistas do cubismo sintético.