Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Artes Visuais

Assunto:

História Estética e Crítica das Artes Visuais

Questões por página:
Observe a imagem do Museu Solar Ferreiro Torto (Macaíba/RN).
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://cclbdobrasil.blogspot.com
Este edifício foi originalmente erigido no século XVII como um dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar do Rio Grande do Norte. No século XIX ele foi ampliado e restaurado no estilo colonial, resultando no conjunto arquitetônico que abriga o Museu atualmente.
Com base na imagem e em seus conhecimentos, assinale a opção que define incorretamente uma característica da arquitetura colonial brasileira.
Senti um deslumbramento diante das decorações populares das casas de moradia de São João Del Rei, Tiradentes, Mariana, Congonhas do Campo, Sabará, Ouro Preto e outras pequenas cidades de Minas, cheias de poesia popular. Retorno à tradição, à simplicidade, escreveu Tarsila do Amaral sobre a viagem dos modernistas à Minas Gerais, feita em 1924. Sobre essa viagem, é correto afirmar:
A disciplina de História da Arte, fundamentada por estruturas de saber nos modelos europeu e norte americano,

No ano de 1968 um artista brasileiro criou sua obra utilizando o estandarte como suporte expressivo e forma de estabelecer relações entre a arte brasileira e o cotidiano social das grandes cidades, de forma a incorporar em seus trabalhos uma série de elementos e representações da violência.


O texto refere-se, respectivamente, ao artista e obra:

[...] e aí vindo de pequena, mãinha cantava, ele [pai] tocando, e eu fui vendo e aprendendo, essas músicas mesmo que eu acabei de cantar foi de pequena [que aprendi] no samba de roda. (Kelly Cristina S. dos Santos, Ilha do Paty)
O relato acima apresenta um processo de aprendizagem do samba de roda do Recôncavo Baiano. Tal aprendizagem ocorre a partir dos procedimentos de