Filtrar


Questões por página:
“A urbanização incipiente da cidade de São Paulo, a partir do último quartel do século XVIII até as vésperas da Abolição, envolvia uma população majoritariamente feminina e, no entanto, poucas mulheres aparecem nas histórias da cidade. Não admira muito o preconceito das fontes relativas ao espaço urbano, onde proliferava a pobreza e certa autonomia dos desqualificados sociais bastante incômoda para as autoridades. A rua era o espaço social das mulheres pobres, livres, forras e escravas, sendo o palco de improvisação de sua sobrevivência precária: circulavam pelas fontes públicas, tanques, lavadouros, pontes, ruas e praças da cidade”.
Adaptado de DIAS, Maria Odila L. S. Mulheres sem história. Revista de História: nova série, São Paulo, USP, n.112,1983, p.31.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente os desafios para elaborar uma história das mulheres pobres.
Com o objetivo de discutir cultura, poder e trabalho na sociedade contemporânea, mais especificamente o papel e os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil no último século, um docente de História organizou um roteiro de pesquisa no site do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org). Divididos em grupos, os alunos assistiram a depoimentos de mulheres que abriram espaços e se especializaram em diferentes áreas e profissões, apesar da desigualdade, injustiça e adversidades enfrentadas. Esta atividade resultou em um Trabalho Colaborativo de Autoria que contou com entrevistas a parentes dos integrantes do grupo e sistematização de saberes. Sobre a estratégia pedagógica adotada pelo docente, é correto afirmar que ela
“Com a aproximação das eleições presidenciais de 1940, Roosevelt tentou, contra a tradição política americana, uma terceira reeleição. A América Latina teve um papel importante neste processo. As Américas, não só os Estados Unidos tinham, segundo Roosevelt, de se transformar na fortaleza do hemisfério e, para atingir esse objetivo, foi criado o Office of the Coordinator of InterAmerican Affairs (OCIAA), dirigido por Nelson Rockefeller e voltado para as atividades culturais, sobretudo cinematográficas, com a participação de figuras como Walt Disney e Carmem Miranda”.
Adaptado de: TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor. São Paulo: Companhia das letras,2000, p.43-51.
Com base no trecho e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir a respeito da “fábrica de ideologias” criada pelo governo norte-americano para conquistar o apoio brasileiro durante a Segunda Guerra.
I. A indústria cultural subvencionada pelo OCIAA sustentou a economia norte-americana durante a guerra, permitindo a expansão das empresas de Hollywood dentro e fora dos Estados Unidos.
II. O Brasil foi um ponto estratégico na disputa com o Eixo, por isso transformou-se, durante a Segunda Guerra, numa das prioridades da política externa americana e da política cultural do OCIAA.
III. O estreitamento das relações entre americanos e brasileiros foi promovido mediante o rádio, o cinema e as revistas, que divulgavam um mundo atraente de consumo e progresso.
Está correto o que se afirma em
“Segundo o IBGE, São Paulo é o 4º município com maior população indígena (população absoluta) no Brasil: 12.977 índios. A existência de índios nas cidades decorre de duas razões principais: do movimento de migração das terras de origem para as cidades e do crescimento das cidades que acabam alcançando as terras indígenas as quais passam a integrar a área urbana. Em São Paulo encontramos as duas situações: duas Terras Indígenas Guarani localizadas na zona sul e oeste, onde vivem 1711 índios, e uma grande população indígena distribuída por diversos bairros da Grande São Paulo, constituída por famílias que migraram de suas terras de origem de diversas regiões do país.”
Adaptado de Comissão Pró-Índio de São Paulo,2022 (https://cpisp.org.br).
A partir do trecho e dos desafios para inclusão da história e culturas indígenas nos currículos da Educação Básica analisados por Edson Silva (Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da Lei 11.645/2008), assinale a afirmativa correta.
Observe os dois gráficos sobre a evolução socioeconômica brasileira entre 1950 e 2010.
Gráfico 1 – População Total x População Economicamente Ativa(PEA) Imagem associada para resolução da questão

Gráfico 2 – Participação na população economicamente ativa
Imagem associada para resolução da questão Fonte: PINHEIRO, Joel C. Trabalho feminino no Brasil.
A respeito do uso deste tipo de fonte para uma aula sobre “O trabalho feminino na sociedade brasileira contemporânea”, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir dos gráficos, os estudantes podem articular dados sobre gênero, crescimento demográfico e população economicamente ativa (PEA). II. A análise dos gráficos permite aos estudantes deduzirem informações significativas sobre desigualdades de gênero, salariais e raciais. III. A comparação dos gráficos mostra como a participação feminina e masculina nos setores produtivos cresceu vertiginosamente a partir dos anos 1950.
Está correto o que se afirma em