Filtrar


Questões por página:
A crise responsável por derrubar o Império Romano foi muito complexa. O crescimento territorial dificultou uma melhor administração; a diminuição das conquistas resultou na falta de escravos e de alimentos. Soma-se a tudo isso as chamadas “invasões bárbaras”. Diante de uma crise tão complexa, o Império Romano desenvolveu estratégias para tentar resistir. Assinale a alternativa que indica corretamente uma dessas estratégias.
A Idade Média foi um período da história que se desenvolveu entre os séculos V a XV, tendo como principais marcas a fragmentação política; o poder da Igreja; e, a economia de base agrícola. A Modernidade não hesitou em classificar a Idade Média como “Idade das Trevas”, negligenciando toda a produção cultural ocorrida no período. Dentre os argumentos que desqualificam o termo “Idade das Trevas” para se referir à Idade Média, podemos destacar:
A história da Grécia Antiga é dividida em vários períodos, sendo um dos primeiros o chamado Período Homérico. Dentro dessa periodização encontramos características inerentes à civilização grega, que remetem a sua forma de organização política, econômica e social. São características do Período Homérico da Grécia Antiga:
O crescente fértil foi a região que possibilitou o maior desenvolvimento agrícola, na chamada Antiguidade Oriental. Tal região englobava parte do Egito e do Oriente Médio e era composta por importantes rios que transportavam matéria orgânica e fertilizava o solo. Algumas das maiores civilizações da Antiguidade se desenvolveram nesta região. Assinale, a seguir, alguns dos rios que compunham o crescente fértil.
O Egito antigo desperta muito fascínio até os dias atuais. Foi uma grande civilização, que desenvolveu gigantescas construções, uma agricultura rica e uma cultura única. Dentre seus aspectos culturais, sem dúvida, a religião é um dos mais interessantes, pois defendia a existência da vida após a morte e possuía deuses com formas humanas e animais. Assinale, a seguir, a alternativa que indica, corretamente, a religião egípcia.