Filtrar


Questões por página:
Num movimento da consciência, cuja intencionalidade passa a ser uma propriedade inerente, o homem constitui-se efetivamente humano. A capacidade de planejar as ações, bem como algumas formas de linguagem existem, de forma incipiente, nos animais superiores; porém, a ação planejada de todos os animais, em seu conjunto, não conseguiu imprimir sobre a terra a marca de sua vontade. Isso aconteceu com o aparecimento do homem. “Em uma palavra, o animal utiliza a natureza exterior e produz modificações nela pura e simplesmente com sua presença; entretanto, o homem, por meio de modificações, submete-a [a Natureza] a seus fins, a domina. É esta a suprema e essencial diferença entre o homem e os animais; diferença decorrida também do trabalho”.

(Engels,2002, p.125.)

Várias são as explicações para o processo de humanização e as ciências que o discute: a filosofia, a antropologia, a sociologia, a história, a biologia, a psicologia, dentre outras. Para explicar o processo de humanização é necessário entender tal processo como:
O Brasil é um país extraordinariamente africanizado. E só quem não conhece a África pode escapar o quanto há de africano nos gestos, nas maneiras de ser e viver e no sentimento estético do brasileiro. Por sua vez, em toda a outra costa atlântica se pode facilmente reconhecer os brasileirismos. Há comidas brasileiras na África, como há comidas africanas no Brasil. Danças, tradições, técnicas de trabalho, instrumentos de música, palavras e comportamentos sociais brasileiros insinuaram-se no dia a dia africano. Com ou sem remorso, a escravidão foi o processo mais importante de nossa História. [...] O escravo ficou dentro de todos nós, qualquer que seja a nossa origem.

(Costa e Silva,2003.)

A palavra “diáspora” foi originalmente usada no Antigo Testamento para designar a dispersão dos judeus de Israel para o mundo. Recentemente, tem se aplicado o mesmo vocábulo, por analogia à condição judaica, aos movimentos dos povos africanos e afrodescendentes no interior do continente negro ou fora dele. A diáspora traz em si a ideia do deslocamento que:
Uma corrente historiográfica significativa do século XX, cujo precursor foi o historiador Lucien Febvre, ao considerar que os pensamentos, ideias, ideologias, segmentos morais, atmosferas de compreensão científica seriam formas duradouras de pensamento que caracterizam longos espaços de tempo.
Os fundamentos da psicologia moderna facultaram a Febvre a fundamentação das suas teses sobre a história:
Analise o texto abaixo:
A postura historiográfica de _________(1)_________, autor do livro A Revolução Burguesa, pode ser sintetizada na expressão “redescobrimento do Brasil”. Fundado em historiadores como Capistrano de Abreu, Sérgio Buarque de Holanda, e Caio Prado Júnior, seus escritos sobre o Brasil retratam os movimentos sociais, a ação dos índios e negros, imigrantes, escravos, trabalhadores rurais e urbanos. Afasta-se da história ______________(2)____________ e biográfica tradicional.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Analise o texto abaixo:
A produção historiográfica dos religiosos da Idade Média e europeia tem sua origem associada às atividades de ________________ .
Caracterizava-se pela proposta de exposição dos métodos dos historiadores, evidenciando seus objetivos e as formas de reunir as informações necessárias para os escritos redigidos.
A principal estratégia era _________________e a meta prioritária era o repasse das informações para os tempos futuros.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.