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Se o homem moderno não consegue viver sem dinheiro, o homem medieval mal conhecia seu significado, afirma Jacques Le Goff (um dos maiores medievalistas vivos). O historiador francês demonstra como, numa sociedade dominada pelo cristianismo, a Igreja doutrinou a atitude que um cristão deveria ter perante o dinheiro, tendo em vista as obras de teólogos e as várias passagens bíblicas que o condenam. Para ele, a moeda começa a se desenvolver na Europa medieval apenas nos séculos XII e XIII.
(Carolina Ferro, A Idade Média e o dinheiro. Disponível em: . Adaptado)

O que explica esse desenvolvimento é
O grupo extremista islâmico autodenominado “Estado Islâ­ mico" (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico no norte do Iraque, segundo fontes curdas. No início desta semana, militantes do grupo haviam começado a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio, situada no norte da Mesopotâmia e fundada no século 13 a.C..
(UOL,7 mar.15. Disponível em: Adaptado)

Em relação à cidade citada no trecho, é correto afirmar que ficava localizada em uma região
Observe a charge a seguir.



Ela representa a política externa dos EUA na época

A guerra ou as guerras holandesas assistiram ao emprego crescente dos recursos locais, e decrescente dos da metró­ pole, tendência que se acentuou durante a restauração.
(Evaldo Cabral de Mello, Olinda restaurada. Disponível em: . Adaptado)

Contribuiu(íram) para tal tendência
A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.
(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: . Adaptado)

Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo, é correto destacar: