Filtrar


Questões por página:
Observe o seguinte trecho do Tratado de Methuen.

Artigo 1º. – Sua Sagrada Majestade El-Rei de Portugal promete admitir para sempre de aqui em diante, no Reino de Portugal, os panos de lã e mais fábricas de lanifício da Inglaterra.

Artigo 2.º – É estipulado que Sua sagrada e Real Majestade Britânica será obrigada para sempre, de aqui em diante, de admitir na Grã-Bretanha os vinhos de Portugal, de sorte que em tempo algum não se poderá exigir direitos de Alfândega nestes vinhos.

(Tratado de Methuen – 1703. In: Nelson Werneck Sodré, As Razões da Independência. Adaptado)

Entre outros fatores, foi devido ao Tratado de Methuen que

Podem ser apontados como motivos da Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918.
Leia a notícia,
Um jovem preso por planejar um massacre contra alunos da Universidade de Brasília (UnB) é suspeito de atuar como representante de grupos neonazistas no Distrito Federal. A Policia Federal (PF) investiga a ligação de Marcelo Valle Silveira Mello.26 anos. com radicais da Região Sul que pregam o ódio a negros, homossexuais e judeus.
(http :/Avww.corr eiobraz iliense.com.br Acesso em 14.05.2012. Adaptado)
Prática como essa tem como modelo o regime nazista (1933-45). que defendia
De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro foi baixada através do Continente Europeu. Atrás dela estão as capitais dos antigos Estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sofia, todas essas famosas cidades e as populações à volta delas, estão na esfera soviética e sujeitas, de uma forma ou outra, não apenas à influência soviética, mas a um controle intenso e cada vez mais forte de Moscou.
(Discurso proferido pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em 1946, nos Estados Unidos apud Adhemar Marques et alli. História do tempo presente. São Paulo: Contexto,2007)
Muitos historiadores consideram esse discurso um dos marcos deflagradores da
Com suas ideias renovadoras, o movimento renascentista contribuiu de modo marcante para a afirmação dos valores da burguesia. (...)
A Renascença identificou-se com a Antiguidade Clássica, em oposição à Idade Média. O próprio termo Renascimento foi utilizado nessa época com o propósito de indicar uma ruptura em relação aos valores e concepções medievais.
(Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática,2002)
Podem ser apontados como valores do Renascimento o