Questões de Concurso
Filtrar
1.100 Questões de concurso encontradas
Página 202 de 220
Questões por página:
Seguindo a marcha de afirmação da Revolução Industrial, o século XIX testemunhou a consolidação do capitalismo como um sistema que estende seu domínio sobre as demais formas de organização da economia. Como já previa o Manifesto Comunista, de 1848, ele se universalizou, incorporando as mais diversas regiões do planeta. Esse processo de expansão é comumente denominado imperialismo e tem no neocolonialismo sua face mais visível. Relativamente a esse cenário que desvela, sob o ponto de vista econômico, a contemporaneidade, julgue (C ou E) o item seguinte.
Na Índia, o impacto da dominação britânica pode ser sintetizado em dois aspectos essenciais: a desarticulação da economia artesanal, especialmente a rural, e a exploração imperialista sistemática, ou seja, a adoção de determinadas práticas de dominação e de controle pelos ingleses.
A expansão imperialista do século XIX encontrou unidade e consistência na ideia, disseminada à exaustão, de que a expansão seria benéfica para os povos por ela atingidos: assim, levar o progresso e propagar a civilização seria missão e direito; e a incompreensão dos beneficiários seria o “fardo do homem branco", na conhecida expressão de Kipling.
Em 1949, os comunistas chineses tomaram o poder em Pequim após uma longa luta de guerrilhas, que se estendeu pela área rural e, posteriormente, chegou às cidades.
A Revolução Russa de 1917 confirmou a tese de Marx segundo a qual o fim do capitalismo começaria pelos países menos desenvolvidos, que ele classificou como os elos mais fracos da corrente, onde a miséria era maior.
A Revolução Cubana, iniciada em 1956 sob a liderança de Fidel Castro, tinha caráter comunista e contou com o apoio logístico e político do Partido Socialista Popular (futuro Partido Comunista) para se consolidar nas montanhas de Sierra Maestra.