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    “Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então. Quando todos os outros orixás tinham fracassado, Ogum pegou o seu facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
    Os orixás, admirados, perguntaram a Ogum de que material era feito tão resistente facão. Ogum respondeu que era de ferro, um segredo recebido de Orumilá.
Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então. Quando todos os outros orixás tinham fracassado, Ogum pegou o seu facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
    Os orixás invejaram Ogum pelos benefícios que o ferro trazia, não só a agricultura, mas como à caça e até mesmo à guerra. Por muito tempo os orixás importunaram Ogum para saber o segredo do ferro, mas ele mantinha o segredo só para si.
    Os orixás decidiram então oferecer-lhe o reinado em troca de que ele lhe ensinasse tudo sobre aquele metal tão resistente. Ogum aceitou a proposta.
    Os humanos também vieram a Ogum pedir-lhe o conhecimento do ferro. E Ogum lhes deu o conhecimento da forja, até o dia em que todo caçador e todo guerreiro tiveram suas lanças de ferro. [...]
    Apesar de Ogum ter aceitado o comando dos orixás, antes de mais nada ele era um caçador.[...]
    Os humanos que receberam de Ogum o segredo do ferro não o esqueceram. Todo mês de dezembro, celebram a festa de Uidê-Ogum. [...] Ogum é o senhor do ferro para sempre.”

(disponível em: http://www.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?HC D_chave=63, acesso em 1º de agosto de 2016).

A Lei n.º 10.639/03, ao alterar a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.934/96), tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as áreas e em todos os níveis da educação. Nesse sentido, a possível abordagem de um conto da mitologia africana, como o apresentado acima, atenderia aos seguintes objetivos, exceto: 

Surgida na França, durante a década de 1920, esta tendência historiográfica estabeleceu a relevância de aspectos da vida privada, da cultura e das mentalidades como temas dignos da pesquisa histórica. Ao admitirem a contribuição de outras ciências, terminaram por ampliar o conceito de tempo histórico e propuseram novos objetos e procedimentos metodológicos.

O trecho acima refere-se à/ao:

A respeito da via portuguesa para as Índias Orientais, leia o fragmento abaixo.

Em 1487, _____ descobre o cabo "das Tormentas", depois renomeado de Cabo da Boa Esperança, e alcança o Oceano Índico. A partir de então, a via para o Oceano Índico e para os tráficos das especiarias está aberta. Quando Colombo ofereceu o seu projeto de alcançar as Índias navegando em direção ao Ocidente, Portugal recusou, pois já tinha outras perspectivas, que se realizaram em maio de 1498: _____, que havia partido de Lisboa com três navios um ano antes, aportava em Calicute.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
O período de apogeu e crise do feudalismo, na Baixa Idade Média, foi marcado por um conjunto de transformações

As opções a seguir descrevem corretamente algumas destas transformações, à exceção de uma.

Assinale-a.
Com relação à organização e consolidação do Império Carolíngio, analise as afirmativas a seguir.

I. No bojo do chamado “renascimento carolíngio", foi estimulado o uso da escrita em textos administrativos e legislativos, em apoio ao trabalho de fiscalização realizado por funcionários reais leigos e eclesiásticos.

II. Unificado sob o universalismo da tradição romana e cristã, o Império foi administrado pela tradição de vínculos pessoais, característica da cultura franca, o que levou à constituição dos laços de vassalagem.

III. A coroação de Carlos Magno no ano de 800 pelo Papa Leão III contribuiu para a cristianização pacífica das populações húngaras e normandas recém-chegadas às bordas do Império.

Assinale: