Filtrar


Questões por página:

Leia as alternativas abaixo relativas à trajetória da História no tempo enquanto campo de conhecimento.

I) A historiografia surgiu na Grécia do século V a.C., quando teve lugar um evento de magnitude equivalente à dos maiores feitos celebrados na lenda: o complexo de eventos das guerras médicas.

II) Santo Agostinho, como Platão, considerava que os conceitos de tempo e de universo deveriam ser pensados de forma independente um do outro.

III) Durante o Renascimento, os homens adquiriram crescente consciência de que quase tudo muda com o tempo, consolidando, assim, no ocidente, a noção de tempo linear.

IV) A ideia de que o próprio universo é uma máquina semelhante a um relógio passou ao primeiro plano do pensamento intelectual na Revolução Científica do século XVII.

V) Ao longo do século XVIII, a crença de que a ideia de tempo é parte essencial da ideia de natureza começou a se difundir.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Sobre a expansão econômica no mundo capitalista da segunda metade do século XIX é CORRETO afirmar que:
Sobre as diferenças entre as percepções de tempo do homem contemporâneo em relação ao homem das sociedades de tipo antigo (Antiguidade e Idade Média), é correto afirmar, EXCETO:

Leia as afirmativas sobre o conceito de História do Tempo Presente.

I) Refere-se ao campo da história que se dedica aos estudos do período após a II Guerra ao final do século XX.

II) Consiste na produção historiográfica na qual não houve ruptura cronológica entre o tempo dos acontecimentos e o tempo da escritura de sua história.

III) Identifica-se com os estudos historiográficos da História Contemporânea, que utilizam como metodologia a história oral.

IV) Campo da história em que o historiador é contemporâneo dos acontecimentos que ele estuda, não havendo, portanto, o elemento de alteridade próprio dos estudos de períodos mais afastados.

Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS:

Um dos argumentos utilizados quando se questiona a História do Tempo Presente como disciplina é a problemática definida por Pieter Lagrou como a “unidade temporal do sujeito e do objeto, daquele que estuda e aquilo que estuda” (LAGROU,2000), o que coloca em xeque algumas opções metodológicas do historiador.

Em relação às questões metodológicas que informa a prática da História do Tempo Presente, podemos afirmar que todas as afirmações estão corretas, EXCETO: