Filtrar


Questões por página:

Sobre a produção econômica e militar durante a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa INCORRETA.

Em 1789 a Revolução Francesa marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea, sua influência foi fundamental pois ______: Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Rosseau definiu o conceito relativo ao que ele mesmo denominou “Vontade Geral”. Sobre esse conceito assinale analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Conclui-se do precedente de que a vontade geral é sempre certa e tende sempre a utilidade pública.
( ) Há comumente muita diferença entre a vontade de todos e a vontade geral.
( ) Há vontade de todos não emana do povo.
( ) A vontade geral não tende a utilidade pública, mas sim a privada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre a forma gradativa em que a monarquia foi tornando-se dependente da burguesia e perdendo espaço, leia a citação.

“Eis aqui um exemplo, tomado do século XIV, quando o rei da Inglaterra pediu ajuda a cidade de Londres, Sir Robert de Asheby, representando o rei, foi a municipalidade de Londres e em nome do rei convocou o Alcaide e os Intendentes da Cidade a comparecerem perante o Rei Nosso Senhor e o seu Conselho e o Rei fez menção das despesas que realizara em sua guerra em países além mar, e que ainda teriam que ser feitas e pediu-lhes um empréstimo de vinte mil libras [...] embora fosse difícil, eles concordaram em emprestar [...] Fizeram o empréstimo, o outros, ao rei porque dele recebiam em recompensa vantagens bem definidas[...]para o comércio...”
(HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Trad. Waltensir Dutra.21.ed. Rio de Janeiro: LTC,1986. p 83).

Assinale a alternativa correta.
Leia a citação abaixo e assinale a alternativa correta:

“Um escritor contemporâneo tentou definir a diferença de atitudes diante da vida econômica da seguinte maneira: “O católico é mais quieto, tem menor impulso aquisitivo; prefere uma vida a mais segura possível, mesmo tendo menores rendimentos, a uma vida mais excitante e cheia de riscos, mesmo que esta possa lhe propiciar a oportunidade de ganhar honrarias e riquezas. Diz o provérbio, jocosamente: “Coma ou durma bem”. Neste caso, o protestante prefere comer bem, e o católico, dormir sossegado”.
(Weber, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Antônio Flávio Pierucci (Ed.). São Paulo: Companhia das Letras,2004. p 14).