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“Um dos importantes passos para a construção do capitalismo foi o processo de colonização da América nos séculos XV e XVI e a neocolonização da África e da Ásia, no século XX. No século XXI, surge o pós?colonialismo, teoria que busca entender os efeitos políticos e culturais para além do econômico, visando a superação do legado dominante e opressor das nações colonizadoras sobre os países colonizados. Segundo a historiadora Mary Anne Junqueira, a teoria generalizante de dependência econômica como herança colonial já não explica mais a relação do modelo colonial luso?espanhol, tido como exploratório, e o modelo colonial anglo?saxão, assentado no povoamento, para explicar os atuais sistemas de desenvolvimento, como sendo processos evolutivos do capital.”
(Soares,2014.)
Pode?se dizer que o modo capitalista está assentado no acúmulo de capital e na disparidade social, características profundamente acirradas nos períodos de colonização. No entanto, é correto afirmar que a consolidação do capitalismo, enquanto sistema mundialmente preponderante, não ocorreu efetivamente naquele período e sim
“Toda história é a história contemporânea disfarçada.”
(Hobsbawn,1998.)
“... Assim Hobsbawm se refere à complexa relação dos historiadores com o presente. Trata‐se de um debate antigo, mas sempre retomado: seria possível apreender as particularidades do passado ou a História seria apenas uma projeção do presente? Mas o que é o presente? Como a percepção do presente varia histórica, social e culturalmente? Como o presente é (re)construído? Marc Bloch questionou o que separaria o passado do presente, tais os diferentes aspectos do tempo histórico e de suas durações nas percepções da experiência humanas.”
(Disponível em: http://www.cih2015.eventos.dype.com.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=4.)
A preocupação como a história do tempo presente é o tema central deste trecho do texto do historiador inglês Eric Hobsbawm. Sobre a questão apresentada no enunciado, acerca da ligação intrínseca entre passado e presente na História e o papel do professor em relação a esse paradigma, analise as afirmativas.
I. O procedimento histórico comporta a preocupação com a construção, a historicidade dos conceitos e a contextualização temporal.
II. O passado está incorporado aos nossos conceitos e nos dá um conteúdo concreto, e deve ser reconstruído em função das questões colocadas no presente, manipulando características essenciais do tempo: sucessão, duração simultaneidade.
III. Todo conteúdo é criado, datado, e tem sua história. O objetivo na sala de aula é que a educação histórica, hoje, leve os educandos a memorizarem esses fatos e adquirirem capacidade de repassá‐los com exatidão.
IV. Na sala de aula, o problema da data de nascimento do historiador ou o problema das gerações anteriores atrapalha a questão da credibilidade das fontes históricas. A história atual é mais confiável.
Estão corretas apenas as afirmativas
Analise as imagens a seguir.
Imagem I
(Disponível em: https://www. =diretas+j%C3%A1&biw=1920 #imgrc=QxCTOfMwa TlLIM%3ª.)
Imagem II
(Disponível em: http://www.oimparcial.com.br/_2015/08/noticias/politica/179057 protestos?na?avenida?litoranea.html.)
“As imagens se referem a dois momentos importantes da história do Brasil e representam mobilizações populares intensas. O filósofo italiano Giorgio Agamben, na busca de compreender as contradições, os paradoxos, os limites e as possibilidades que circunscrevem os movimentos sociais na atualidade, diz que tais movimentos surgem quando o povo, categoria política que justifica e legitima o exercício de governos democráticos, se apresenta numa posição ‘impolítica’.”
(Disponível em: http://www.agambenbrasil.com.br/index.php/textos?e?producao/cinema?3/36?movimentos?sociais?contemporaneos.)
De acordo com as imagens e o trecho anteriores, assinale a afirmativa que se adequa à definição de impolítica.