Filtrar


Questões por página:
Que é, pois, ser velho na sociedade capitalista? É sobreviver. Sem projeto, impedido de lembrar e de ensinar, sofrendo as adversidades de um corpo que se desagrega à medida que a memória vai-se tornando cada vez mais viva, a velhice, que não existe para si mas somente para o outro. E este outro é um opressor. (BOSI,1998, p.8).
De acordo com o trecho acima e considerando a relação entre memória e sociedade na obra de Bosi, assinale a alternativa CORRETA:
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres dos indivíduos de uma determinada sociedade, foi construída e conquistada ao longo dos séculos e hoje apresenta ainda diversas manifestações. Assim, sobre Cidadania, ao longo do tempo, é correto afirmar que,
O século XX marcou o surgimento do fenômeno da integração entre países. Inicialmente com objetivos econômicos, essas integrações chegaram até a criação de uma união monetária e a busca pela livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, como ocorre com os países da União Europeia (UE). Nas Américas também se desenvolveram políticas de integração entre nações. Em relação a essas políticas, analise as afirmações a seguir:
I. A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) são instituições semelhantes, pois congregam todos os países americanos em torno do comércio.
II. A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) criada no governo do presidente americano George Bush reúne todos os países dos três continentes americanos.
III. O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é uma organização intergovernamental que busca integração regional dos seus membros, que são países sul-americanos.
IV. NAFTA é a sigla inglesa do Acordo de livre-comércio da América do Norte que busca a redução de barreiras econômico-alfandegárias entre os EUA, Canadá e México.

É correto o que se afirma somente em
A propriedade da terra foi, antes das revoluções comercial e industrial, a grande fonte de riqueza e poder no mundo romano assim como durante a Idade Média, era a riqueza oriunda da exploração das atividades ligadas à terra que compunha a estrutura do poder das classes dominantes. Os escravos em Roma e os servos dos feudos medievais eram a base da mão de obra que movia a produção rural naquele período. Com base no que se sabe sobre a relação entre terra, propriedade, riqueza e poder, observe as seguintes afirmações:
I. A escravidão praticada na Roma antiga diferia da escravidão moderna, pois o escravo não era negociado como mercadoria, mas conquistado em guerra.
II. A servidão era uma forma rudimentar de trabalho assalariado, contudo o valor pago pelo trabalho era insuficiente, daí a dependência ao senhor feudal.
III Os servos medievais não podiam ser vendidos pelo senhor feudal, pois eram servos da gleba a que estavam ligados e tinham que nela trabalhar e produzir.
IV. Os escravos romanos podiam comprar sua liberdade ou ser libertos pelo seu senhor, mas, também, podiam ser vendidos ou até mortos por seu dono.

É correto o que se afirma em
Por volta de 10.000 a.C. ocorreram grandes mudanças no clima da Terra com o aumento da temperatura e o derretimento das calotas polares que levou ao aumento dos níveis dos oceanos e mares, provocando mudanças na fauna e flora. Considerando esse tema, atente para o excerto a seguir:
“Dessa forma, a humanidade teve que passar por um processo de adaptação às novas condições para conseguir sobreviver. A grande mudança que se observa é que os seres humanos passaram a domesticar animais e plantas deixando de ser meramente coletores e caçadores…”
(FARIA, Ricardo; MIRANDA, Mônica; CAMPOS, Helena. Estudos de história v.1.São Paulo: FTD,2010, p.32-33)
Assinale a opção que representa a nova condição humana proveniente dessa mudança.