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“As ideias do século XVII sobre a relação entre a arte e poder podem ser dispostas ao longo de um espectro. De um lado havia os escritores que pareciam conferir à imagem real seu valor nominal, fossem eles poetas a escrever odes ao rei, historiadores a narrar suas vitórias ou eruditos a descrever as decorações de Versalles”. ( BURKE, Peter. A Fabricação do Rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1994. p.17)
O longo reinado de Luís XIV está inserido num período da história em que o absolutismo real era justificado por pensadores, funcionando como máquina de propaganda. O filósofo que defendeu a Teoria do Direito Divino imortalizada na obra “Política Segundo a Sagrada Escritura” foi:
“É provável que os cavaleiros de outrora, impulsivos, habituados às guerras e aos duelos e que se lançavam com impetuosidade nas disputas, fossem menos conscientes dos perigos do combate do que os soldados do século XX, portanto menos sensíveis ao medo. Em nossa época, em todo caso, o medo diante do inimigo tornou-se a regra.” (DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente.2009. p.22)
Na Idade Média os conflitos moldaram parte da sociedade europeia e muitas delas se justificavam pelos valores político-religiosos. É exemplo desse tipo de conflito:
“Na cidade grega antiga, ser cidadão não significava apenas fazer parte de uma entidade ‘nacional’, mas também participar numa vida comum”. (MOSSÉ, Claude. O cidadão na Grécia antiga. Lisboa: Edições 70,1999. p.51.) Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade.
Assinale a alternativa que aponta características importantes da sociedade ateniense.
Assinale a alternativa correta sobre a estrutura econômica da Europa Feudal:
Durante o Império Romano, o espetáculo dos gladiadores, assistido, nos anfiteatros, não se restringia à promoção de uma violência ilimitada, cujo fim fosse a morte dos combatentes. Nesse contexto, esse espetáculo: