Filtrar


Questões por página:
Podemos corretamente caracterizar o feudalismo como:

Para o professor de História é fundamental conectar os personagens históricos ao tempo cronológico, ao espaço de desenvolvimento de suas ações e aos contextos históricos, que envolvem disciplina e requer um amplo conhecimento do educador. A imagem a seguir apresenta o personagem Bjorn Ironside Vikings. Bjorn representa um guerreiro viking que provavmente viveu entre os séculos VIII e XI.

Imagem associada para resolução da questão

 

Nessa imagem há um grave erro histórico. Assinale a alternativa correta.

Diante dos últimos acontecimentos no Afeganistão, um aluno do 1º Ano do Ensino Médio indagou seu professor de História sobre a situação das democracias no mundo pósmoderno, especialmente aqueles países cujo processo democrático ocorreu mais recentemente (oriundos da descolonização de Ásia e África) e, portanto, apresentando algumas lacunas na instalação desses governos. O professor, ciente de seu papel social, afirmou que muitos dos conflitos bélicos e políticos da atualidade são decorrentes de um outro evento: a Guerra Fria. Dessa forma, muitas democracias ou governos sociais foram criados a partir das interferências de EUA e URSS. O professor continuou afirmando que alguns países apresentavam significativas mudanças políticas e, recentemente, essa onda levou à queda de muitos regimes autoritários. Esse movimento ficou conhecido como:
O que é Patrimônio Cultural? Assinale a alternativa correta.

“Um dos importantes passos para a construção do capitalismo foi o processo de colonização da América nos séculos XV e XVI e a neocolonização da África e da Ásia, no século XX. No século XXI, surge o pós?colonialismo, teoria que busca entender os efeitos políticos e culturais para além do econômico, visando a superação do legado dominante e opressor das nações colonizadoras sobre os países colonizados. Segundo a historiadora Mary Anne Junqueira, a teoria generalizante de dependência econômica como herança colonial já não explica mais a relação do modelo colonial luso?espanhol, tido como exploratório, e o modelo colonial anglo?saxão, assentado no povoamento, para explicar os atuais sistemas de desenvolvimento, como sendo processos evolutivos do capital.”

(Soares,2014.)

 

Pode?se dizer que o modo capitalista está assentado no acúmulo de capital e na disparidade social, características profundamente acirradas nos períodos de colonização. No entanto, é correto afirmar que a consolidação do capitalismo, enquanto sistema mundialmente preponderante, não ocorreu efetivamente naquele período e sim