Filtrar


Questões por página:

Considerando-se os processos de avaliação, planejamento e intervenção em terapia ocupacional, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Para a terapia ocupacional, o processo avaliativo é amplo e contínuo, a partir do qual se busca coletar e interpretar as informações necessárias para o planejamento da intervenção, sendo necessário seguir uma linha de raciocínio lógica na procura de respostas e caminhos que possibilitam maior conhecimento acerca do perfil ocupacional dos sujeitos-alvo para análise de sua participação e desempenho ocupacionais.


( ) Instrumentos de avaliação que apresentam rigor em seu histórico de criação e validação junto à população alvo, de modo a resultarem em dados confiáveis sobre os constructos que pretendem avaliar, são ineficientes em suas proposições.


( ) A avaliação compreende desde as etapas iniciais até o desfecho de uma intervenção, sendo que uma das formas mais eficazes para identificação de necessidades do sujeito é a utilização de instrumentos de avaliação, que são ferramentas específicas que possibilitam maior clareza para a definição de objetivos terapêuticos, facilitando a mensuração e documentação dos resultados obtidos em terapia.


( ) No caso da utilização de instrumentos de avaliação produzidos em outros países, não se faz necessário realizar a adaptação transcultural e a validação dessa nova versão.

A adaptação é o processo mais importante e influente no contexto da terapia ocupacional. Sobre esse tema, analisar os itens.



I. A habilidade para reagir adaptativamente às mudanças circunstanciais da vida é essencial para a sobrevivência e o bem-estar da pessoa.


II. A adaptação depende da habilidade para perceber e responder ao estímulo do ambiente e aprender novas respostas quando necessário.


III. A adaptação é o uso ativo do potencial pessoal e das oportunidades de aprendizagem para alcançar objetivos pessoais e exercer influência no ambiente.



Está CORRETO o que se afirma:

A escala de Pfeffer é:
Estereognosia é uma técnica de avaliação que:
Em relação à delimitação dos domínios de pesquisa em Terapia Ocupacional, considerando a interface entre produção científica e prática baseada em evidências, analise a correlação entre metodologias de investigação e objetos de estudo: