Filtrar


Questões por página:
As doenças que são prioridades para a rede de atenção à saúde, na sua maioria, são graves, mas somente uma não tem cura até o momento. Assinale a alternativa que corresponda a essa doença ou agravo.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir os riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Ela abrange o controle de bens de consumo, de serviços, de mídias digitais e de todo tipo de expressão cultural. II. A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen, fluidos vaginais ou orais infectados. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser sintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.
Marque a alternativa CORRETA:
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, causador da SIDA que promove a deterioração progressiva do sistema imunitário. A respeito da infecção pelo HIV, considere as afirmações:
I O principal objetivo da terapia antirretroviral é manter a boa saúde das pessoas vivendo com HIV.
II Pessoas que estejam com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.
III Somente através da relação sexual se transmite o vírus HIV.
IV É possível o paciente ter HIV e nunca desenvolver a AIDS.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
Na fase inicial dos sintomas ou fase precoce, o portador de HIV pode apresentar sinais e sintomas inespecíficos de intensidade variável, além de processos oportunistas de menor gravidade, principalmente na pele e nas mucosas. Os sinais e sintomas inespecíficos dessa fase são, exceto:
O serviço de epidemiologia municipal deve registrar doenças de maior importância epidemiológica, as chamadas, doenças de notificação compulsórias, para poder intervir nos futuros eventos. São doenças de notificação compulsória, exceto: