Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmações a seguir: I. Todo paciente diagnosticado com HIV tem direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente, poupando o seu sistema imunológico.
II. Os medicamentos para tratamento do HIV, conhecidos como coquetel, evitam que o vírus se replique dentro das células T-CD4+ e impedem que a imunidade caia.
III. Transmissão de HIV pode ocorrer da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação, assim como beijo na boca e sexo com preservativo. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações a seguir: I. O HIV é uma doença causada pela infecção do vírus da Aids. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+, alterando o DNA e fazendo várias cópias de si mesmo.
II. Janela imunológica é o intervalo de tempo, geralmente de 30 dias, decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo.
III. No período de janela imunológica, o vírus do HIV não pode ser transmitido, principalmente nos casos em que o resultado do teste que detecta anticorpos anti-HIV for não reagente. Marque a alternativa CORRETA:

Paciente de 32 anos, sabidamente soropositivo para HIV e sem tratamento antiretroviral, apresenta quadro de diarreia há duas semanas, com episódios intermitentes de perda sanguínea fecal, associada a dor abdominal, urgência fecal e astenia. O exame parasitológico de fezes (incluindo pesquisa de Cryptosporidium e Isospora) e a pesquisa de toxina para C. difficile foram negativos. A coprocultura revelou crescimento de microbiota habitual e Candida sp. Um tratamento empírico com ciprofloxacina não obteve melhora do quadro. Realizada a seguir uma colonoscopia que evidenciou lesões ulceradas na mucosa pancolônica e o exame histopatológico revelou enterócitos aumentados de volume com inclusões granulares hipercromáticas, intracitoplasmáticas e intranucleares.

O tratamento a ser prescrito é

Os enfermeiros devem estar preparados para elaborar o planejamento do cuidado a partir das manifestações clínicas que os pacientes com HIV/AIDS exibem.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO corresponde a um problema interdependente para as complicações potenciais que os pacientes podem exibir.
A crescente prevalência do víms da imunodeficiência humana aumenta o risco de os profissionais de saúde serem expostos ao sangue de pacientes infectados com HIV. Considerando o número de clientes que chegam às unidades de atendimento de saúde, ainda sem diagnóstico, as precauções padrões de proteção ao trabalhador da saúde que se devem adotar são