Filtrar


Questões por página:
Acoagulação sanguínea é um dos processos mais complexos de reações químicas que ocorrem em alguns animais para a produção do coágulo de fibrina. Neste processo hemostático, a formação de fibrina, a partir do fibrinogênio, é realizada pela ação direta da:
Tendo por base as vitaminas, assinale a alternativa correta.
Tendo por base a heparina, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
O diabetes mellitus envolve não apenas deficiência de insulina, como também excesso de outros hormônios, como hormônio do crescimento, glicocorticóides e glucagon. Por conseguinte, não só o pâncreas está envolvido na homeostasia da glicose, mas a hipófise anterior e o córtex suprarrenal. A partir dessas informações, analise as assertivas.
I. No diabetes mellitus tipo I (insulino dependente), ocorre deficiência completa da função das células beta do pâncreas, enquanto que as células alfa das ilhotas secretoras de glucagon, as células delta secretoras de somatostatina e as células secretoras de polipeptídios pancreáticos são preservadas. II. O achado patognomônico de espessamento da membrana basal capilar causa complicações no paciente com diabetes mellitus, incluindo microangiopatia, nefropatia, neuropatia, retinopatia e aterosclerose. III. A insulina zinco cristalina (insulina regular), quando injetada, atua como depósito tecidual na corrente sanguínea; é uma insulina de ação longa, de até 36 horas, produzindo absorção lenta. IV. O glucagon, a adrenalina e o hormônio do crescimento diminuem as necessidades de insulina no organismo, enquanto que o exercício físico aumenta, ao tornar o músculo mais permeável à glicose e ao liberar a insulina ligada a ele.
Estão corretas as assertivas
A respeito dos níveis de hormônios em idosos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Em idosos do sexo masculino, observa-se aumento nos níveis de estrona livre, estradiol livre, FSH e LH. Nos casos de hiperplasia da próstata, aumenta também a di-hidrotestosterona.
( ) Em idosos de ambos os sexos, verifica-se uma diminuição de tri-iodotironina (T3), ACTH e somatomedina.
( ) Em idosos do sexo feminino, observa-se aumento de testosterona ovariana, FSH e LH.
( ) Em idosos de ambos os sexos, verifica-se a diminuição de norepinefrina, vasopressina e insulina.