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Uma Unidade de Saúde passará por reforma em sua área física com o objetivo de criar espaços saudáveis, acolhedores, confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciando mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. Para operacionalizar esta ação, o gestor da unidade criou um grupo de trabalho com representantes das diversas áreas da instituição, para uma discussão compartilhada do projeto arquitetônico da reforma e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores. Na perspectiva da Política Nacional de Humanização essa ação corresponde a diretriz denominada de
Um paciente cadeirante procurou atendimento em uma unidade de saúde inaugurada há pouco tempo em seu bairro. Ao chegar à unidade, ficou surpreso com o espaço físico. Havia rampas de acesso adequadas, banheiros apropriados, portas mais largas e macas reguláveis. A situação descrita acima é um exemplo de observância da seguinte diretriz norteadora da Política Nacional de Humanização:
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Entre os princípios norteadores da PNH inclui-se o fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS).
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Com a humanização da saúde, busca-se, entre outros objetivos, valorizar diretamente o trabalho e o trabalhador.
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A PNH não prevê a garantia de referência e contrarreferência, embora preveja explicitamente o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura dos usuários.