Filtrar


Questões por página:
O processo ativo que permite a manutenção da concentração diferencial dos íons Na e K é chamado de bomba de sódio e potássio. Esse processo é importante na produção de cargas elétricas nas membranas, especialmente nas membranas de células nervosas e musculares, propiciando a condução do impulso nervoso nessas células.
Que esquema mostra, de modo simplificado, a bomba de sódio e potássio e a representação do potencial elétrico mantido por ela?
Imagine a cena: você está praticando uma atividade física descalço e acaba tropeçando em uma pedra. Seu pé começa a sangrar, mas você quer ficar curado do corte logo. Se o nível de vitamina K do seu corpo estiver em equilíbrio, a coagulação sanguínea do ferimento vai ajudar no fim do sangramento. Essa é a principal característica do nutriente lipossolúvel. [...]A forma predominante de vitamina K nos alimentos é a filoquinona (vitamina K1). Vegetais de folhas verde escuras contêm maior teor de filoquinona e contribuem com 40-50% da ingestão total (espinafre, brócolis, repolho, alface). [...]
Disponível em: http://globoesporte.globo.com/euatleta/nutricao/guia/vitamina-k-garanta-boa-coagulacaosanguinea-cabelos-e-dentes-fortes.htm. Acesso em 15 jan.2015.

A vitamina tratada no texto atua no processo da coagulação do sangue, sendo importante na:
Em 2015, o “g1.globo.com” publicou uma reportagem sobre um novo tratamento para uma protozoose que afeta a população humana usando a plantaArtemesia annua, conhecida popularmente como Losna. A artemisinina, princípio ativo encontrado na Losna, teria uma ação potente sobre o Plasmodium falciparum, espécie mais letal dessa doença.
Disponível em: https://goo.gl/rRbPAj . Acesso em: 12 jan.2015 (adaptado).


No ciclo evolutivo do agente etiológico dessa protozoose o(s):
Um dos grandes escritores brasileiros foi Monteiro Lobato. Um de seus personagens é o Jeca Tatu. Sobre esse personagem, Monteiro Lobato dizia que “Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina”. Monteiro Lobato ainda mencionava que “Eu ignoro que eras assim, meu caro Jeca, por motivo de doenças tremendas. Está provado que tens no sangue e nas tripas todo um jardim zoológico da pior espécie. É essa bicharada cruel que te faz papudo, molenga, inerte”.
É possível concluir que o Jeca Tatu está infectado pelo verme:
ALebre e a Tartaruga
(Christiane Araújo Angelotti adaptação da obra de Esopo)

Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga. A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga. Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida. A lebre muito segura de si, aceitou prontamente. Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes. Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar. Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr. Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada, toda sorridente. Moral da história: Devagar se vai ao longe!
Disponível em: https://goo.gl/jh4Jxp -Acesso em: 22 jul.2017.

Uma característica comum aos personagens dessa adaptação é: