Questões de Concurso
Filtrar
738 Questões de concurso encontradas
Página 144 de 148
Questões por página:
Questões por página:
Entomologia forense é a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. A entomologia forense é mais comumente associada a investigações de morte, ajudando a determinar local e tempo dos incidentes de acordo com a fauna encontrada no cadáver e o estágio de desenvolvimento desta. Além de ser aplicada na comprovação de substâncias tóxicas no cadáver, na determinação do local do crime, entre outros.
(http://pontobiologia.com.br/csi-da-vida-real-entomologia-forense/)
Sobre a Entomologia forense é INCORRETO afirmar.
As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. A leishmaniose é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Tal fato se deve ao processo de desenvolvimento e urbanização descontrolada, além da reemergência de focos antigos, e ainda, pelo número crescente de casos de leishmaniose associados à infecção pelo HIV.
Sobre a Leishmaniose, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a Leishmaniose, marque a alternativa INCORRETA.
Cannabis sativa é uma planta da família das Canabiaceas, conhecida popularmente como maconha e cultivada em várias regiões do mundo. Por conter substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, a maconha tem potencial alucinógeno, sendo composta de diversos tipos de canabinoides. Os mais conhecidos são o Tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD).
(https://www.spdm.org.br/blogs/alcool-e-drogas/item/2245-maconha-os-dois-lados-da-moeda-o-thc-e-o-cbd)
Assinale a alternativa CORRETA.
Cannabis sativa (http://www.photomazza.com/Cannabis-sativa?lang=en)
Cannabis sativa (http://www.photomazza.com/Cannabis-sativa?lang=en)
As superbactérias apresentam resistência a vários tipos de antibióticos, o que dificulta muito o tratamento. Essas bactérias infectam pacientes geralmente debilitados em camas de hospitais e se espalham rapidamente, pela falta de antibióticos capazes de contê-las. Por isso, as chamadas superbactérias são consideradas a próxima grande ameaça global em saúde pública pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Considerando as informações sobre bactérias e antibióticos, podemos afirmar que:
A Convenção sobre Políticas de Armas Químicas e a Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas e Toxínicas foram criadas para evitar o uso criminoso de substâncias químicas e biológicas. Os dois órgãos proíbem o desenvolvimento, a produção, a aquisição, a estocagem, a retenção, a transferência e o uso desse tipo de armamento.
(https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/04/28/conheca-armas-quimicas-e-biologicas-que-ja-foram-usadas-em-guerras.htm)
Com relação ao bioterrorismo, assinale a alternativa que não apresenta patógeno utilizado como arma biológica.