Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


Nas reações de precipitação, quando as quantidades de antígeno e anticorpo são equivalentes (zona de equivalência), há a formação máxima de precipitado, decrescendo na medida em que um dos dois reagentes está em excesso: pró-zona ou zona de excesso de anticorpo e pós-zona ou zona de excesso de antígeno.

Os anticorpos são proteínas globulares, também chamadas de imunoglobulinas (IgG). São moléculas que circulam perscrutando o organismo todo e, quando encontram entidades desconhecidas, como vírus e bactérias, ligam-se fortemente à sua superfície. São glicoproteínas sintetizadas pelos linfócitos B (células B), sendo elementos de reconhecimento da resposta humoral. Essas proteínas são extremamente abundantes, constituindo cerca de 20% de todas as proteínas plasmáticas.

Considerando essa temática julgue os itens como(V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

( )Hapteno é toda espécie molecular não imunogênica ao receptor, que se combina com uma macromolécula imunogênica carreadora (carrier), sendo capaz de desencadear uma resposta imune específica no organismo.

( )Os anticorpos produzidos ligam-se a estruturas chamadas epítopos, a menor porção de um antígeno capaz de eliciar uma resposta imunológica.

( )Os sítios de interação com o antígeno das imunoglobulinas situam-se na porção FC de cada cadeia VL e VH, senso formados por três ou quatro estruturas em alfa-hélice antiparalelas que reconhecem uma grande gama de antígenos.

( )Todas as imunoglobulinas apresentam duas cadeias pesadas e duas cadeias leves unidas por pontes dissulfeto, exceto a IgG e a IgE.

A sequência CORRETA é:
O ser humano é constantemente exposto a uma grande quantidade de microrganismos presentes no meio que o circunda. No entanto, ele raramente fica doente. Por que isso acontece?
Especificidade, diversidade de reconhecimento, memória, especialização de resposta, autolimitação e tolerância a componentes do próprio organismo são características de qual resposta imunológica?
Assinale a alternativa que apresenta o Leucócito conhecido como polimorfonuclear, que possui a capacidade de deixar os vasos sanguíneos e penetrar nos tecidos com o intuito de proteger o organismo contra possíveis patógenos.