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Compreender os conceitos de incapacidade, deficiência e desvantagem é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Esses termos, muitas vezes utilizados de forma intercambiável, representam diferentes aspectos da diversidade humana e das barreiras que as pessoas podem enfrentar em suas vidas. De acordo com estes conceitos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Incapacidade. (2) Deficiência. (3) Desvantagem
( ) Perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. ( ) Restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. ( ) Prejuízo para o indivíduo que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais.
O profissional atuante em processos de inclusão das pessoas com deficiência intelectual no trabalho deve promover e oferecer:
I. Relações: inserindo-a na rede de relações inverídicas, de linguagens e de representações imutáveis que lhes estão impostas. II. História: compreendendo a pessoa como resultado de um percurso dentro de presente, passado e futuro. III. Contexto: posicionando-a em função do cenário real, em relação vital com um ambiente que pode se modificar. IV. Sentido: inserindo-a numa lógica de sentidos e significados, deslocando o olhar que a reduz a diagnóstico, compreendendo a expressão de signos que, lidos num determinado contexto, querem sempre dizer algo.
Está CORRETO o que se afirma:
Capacitismo é a definição dada a quaisquer formas de discriminação, preconceito ou tratamento desigual a pessoas com deficiência. No esporte, uma ação positiva frente ao combate deste problema se dá por:

Imagem associada para resolução da questão

A escola é um lugar fundamental para a materialização de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência. Em relação a essa temática, julgue o item subsequente, com base no previsto no Currículo de Sergipe para o componente curricular educação física.


No que diz respeito à unidade temática “esporte”, estão previstos jogos e brincadeiras que simulem os esportes de campo e taco adaptados para pessoas com deficiência, como, por exemplo, basebol adaptado e voleibol sentado.

A escola é um lugar fundamental para a materialização de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência. Em relação a essa temática, julgue o item subsequente, com base no previsto no Currículo de Sergipe para o componente curricular educação física.


A unidade temática “brincadeiras e jogos” preconiza experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, reconhecendo-se e respeitando-se as diferenças de várias ordens, com ênfase naquelas relativas às pessoas com deficiência.