Filtrar


Questões por página:
- Com respeito à globalização e a seus impactos sobre o setor industrial, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os investimentos e inovações no setor de transportes e as políticas de abertura comercial, praticadas dos anos 1990 em diante, impulsionaram processos de realocação das indústrias em escala internacional. ( ) Desde 1978, quando retornou à economia de mercado, a China vem experimentando processos de industrialização, urbanização e de aumento da desigualdade de renda. ( ) A industrialização chinesa representa um desafio para o Brasil, porque a China está deixando de importar produtos industriais brasileiros e deverá se tornar um competidor internacional na indústria automobilística e em outros setores importantes para o Brasil. ( ) Nas últimas décadas, os investimentos industriais atraídos pelo custo da mão de obra na China e na Índia agravaram a pobreza de largas parcelas da população desses países, o que implicou o aumento do número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza em escala mundial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Taxa média anual de variação da produtividade por trabalhador ocupado na indústria de transformação (em porcentagem)


Brasil 1970/2011

1970/1980 2,4

1980/1990 -0,1

1990/2000 6,5

2000/2011 0,3

Fonte: FONSECA, R. Produtividade e crescimento da indústria brasileira.

Revista Brasileira de Comércio Exterior, n.112, jul.-set.2012.


Observe a tabela acima.


Com base na tabela e nos conhecimentos de Geografia Industrial, assinale a alternativa correta.

O processo de urbanização brasileira está ligado de modo inseparável da industrialização. A intensificação desse processo resultou em sérios problemas sociais urbanos no Brasil. Nesse contexto é correto afirmar que

As imagens abaixo fazem uma comparação entre o Nordeste de ontem e de hoje. Através de sua análise é correto afirmar que:

Ações governamentais e decisões empresariais privadas instituídas a partir dos anos de 1960 possibilitaram a integração de novas áreas ao espaço econômico nacional. Esta integração ocorreu especialmente em direção à (s) Região (Regiões):