Filtrar


Questões por página:

A empresa brasileira anunciou a compra de empresa similar norte-americana, em uma operação de troca de ações, nesta quarta-feira (22 de maio). De acordo com a companhia, a negociação deu origem ao 4° maior grupo do tipo no mundo, com 6,3 milhões de representantes e consultoras, com 3,2 mil lojas espalhadas por mais de 100 países.

(Correio Braziliense – https://bit.ly/2KLNjrG –

Acesso em 13.06.2019. Adaptado)


A empresa é responsável pela produção de

Em uma aula sobre a industrialização brasileira, o professor apresenta a tabela a seguir para que os alunos a analisem.

Utilizando discussão proposta por Scarlato (in Ross,1995), o professor auxiliará os alunos a concluírem que
A industrialização favoreceu a reorganização das relações sociais em relação aos territórios. Uma série de conflitos foram gerados a partir dos interesses do Estado e da iniciativa privada. Um desses conflitos refere-se ao controle da exploração e da produção de energia.
Em relação ao Brasil, segundo Ross (2019), esse dilema fez com que, no território brasileiro, fossem explorados, principalmente por empresas estrangeiras, os seguintes elementos:
Leia o excerto abaixo.
“A atividade industrial está intimamente ligada aos padrões estéticos. Arte e técnica sempre caminharam de forma inseparável. Ao desenhar um produto a ser industrializado e colocado no mercado, o produtor tem que levar em consideração o gosto do consumidor em relação aos aspectos estéticos do produto. Portanto, o processo de industrialização tem implicações muito mais amplas do que as de natureza econômica”. (ROSS,2019).
Considerando a exposição do autor em relação ao processo de industrialização e o fato de que o Brasil é um país capitalista industrializado em desenvolvimento, e que o papel do Estado como intermediador desse processo, consolidou-se como agente
A industrialização brasileira pode ser caracterizada como um processo tardio, que se desenvolveu a partir do final do século XIX e início do século XX, impulsionado pelo capital oriundo da cafeicultura. Sobre as fases da industrialização do Brasil, é CORRETO afirmar que:


I. Primeira fase: de 1500 a 1808, quando os engenhos de açúcar eram predominantes.

II. Segunda fase: de 1808 a 1929, quando as primeiras manufaturas foram abertas no país.

III. Terceira fase: de 1930 a 1955, compreende o período da substituição das importações e da maior diversificação do parque industrial brasileiro, com a criação de importantes indústrias de base e do maior investimento em infraestrutura.

IV. Quarta fase: teve início em 1956 e é marcada pelo maior ingresso do capital estrangeiro no país, com a internacionalização da economia e a indústria brasileira ganhando força a partir do final do século XX.

Está(ão) CORRETA(S):