Filtrar


Questões por página:
Deve-se utilizar um dispositivo diferencial-residual (DR) em uma instalação cujo aterramento seja no esquema TN-C. Para que seja possível efetuar essa instalação, a partir do ponto onde será instalado o dispositivo DR, o esquema de aterramento deve ser convertido em:
O diagrama unifilar da figura 1(a) mostra quatro circuitos em um eletroduto de 25 mm. Durante a execução da obra, observou-se que esse eletroduto está sobrecarregado, de acordo com as prescrições da norma ABNT NBR 5410:2004. A decisão tomada pelo responsável da obra foi instalar um outro eletroduto em paralelo a esse, que será de 16 mm, devido ao material disponível. Suponha-se que as informações relevantes dos catálogos dos fabricantes dos condutores estão dispostas nos quadros da figura 1(b) e (c).
Imagem associada para resolução da questão

Para que a ocupação do eletroduto de 25 mm fique a mais próxima possível da admitida pela norma, o circuito que deve ser transferido para o novo eletroduto é:
Dentro do contexto dos aterramentos de instalações de baixa tensão, os esquemas de aterramento são nomeados de acordo com a configuração dos seus condutores.
Diante do exposto, o sistema de aterramento no qual um ponto de alimentação encontra-se aterrado por meio de uma impedância é denominado
Assinale a alternativa que, segundo a ABNT NBR-5410, caracteriza uma instalação de baixa tensão.
mostrar texto associado
Considerando que o eletroduto X possui apenas os condutores indicados no diagrama unifilar, ele deve ter diâmetro mínimo de