Filtrar


Questões por página:
Foi solicitado aos engenheiros do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região a substituição da iluminação fluorescente existente pela iluminação de LED. Sendo a eficiência luminosa da lâmpada de LED (21 W) igual a 72 lm/W e, lançando-se mão da sua curva de distribuição luminosa, ilustrada na figura a seguir, o valor da luminância, em nits, sobre uma superfície de 10 m2, considerando-se uma intensidade luminosa a 40 graus, será aproximadamente igual a

Caso o ângulo de potência seja negativo em relação à tensão terminal, e a potência reativa Q seja também negativa, é correto afirmar que tal máquina síncrona
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta, de acordo com a norma ABNT NBR 5419:2015.
V. Energia específica. W. SPDA interno (Internal Lightning Protection System). X. Componente da descarga atmosférica (Lightning Stroke). Y. Carga de uma descarga atmosférica (Flash Charge) Qflash. Z. SPDA externo (External Lightning Protection System).
1. Valor resultante da integral da corrente no tempo de uma descarga atmosférica. 2. Parte do SPDA composto pelos subsistemas de captação, descida e aterramento. 3. Descarga elétrica singela de uma descarga atmosférica para a terra. 4. Parte do SPDA consistindo em ligações equipotenciais e/ou isolação elétrica do SPDA externo. 5. Valor resultante da integral da corrente ao quadrado da descarga atmosférica no tempo.
A vista superior e frontal de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA do tipo eletrogeométrico (esferas rolantes) é apresentado nas figuras abaixo.


A quantidade de captores é a mínima necessária para prover a proteção em toda a área apresentada; suas alturas são iguais a 30 m e a distância d é de 10.√2 m.
A altura h entre os dois captores centrais, da vista frontal, em metros, é:
Considere um SPDA tipo Franklin, composto por dois captores, em um prédio com dimensões de planta de 6 por 16 metros. Sabe-se que o ângulo de proteção é de 60o .
A altura mínima desses captores, em metros, é de: