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A norma NBR 5419 não se aplica a

I. sistemas ferroviários.

II. sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica externos às estruturas.

III. veículos, aeronaves, navios e plataformas marítimas.

Das afirmações acima:
Segundo a norma NBR5410 temos os termos

I. PELV significa: Sistema de extra-baixa tensão que é eletricamente separado da terra, de outros sistemas e de tal modo que a ocorrência de uma única falta não resulta em risco de choque elétrico.

II. SELV significa: Sistema de extra-baixa tensão que não é eletricamente separado da terra, mas que preenche de modo equivalente todos os requisitos de um PELV.

III. MELV significa: Sistema de Ultra-extra tensão que é eletricamente vinculada ao terra de massa.

Das afirmações acima:
A carga de uma instalação consome 2,8 kVA de uma linha de 220 V com um Fator de Potência de 0,866 indutivo.

Considere a Tabela a seguir para resolver esta questão.


I. Para alterar o Fator de Potência em um valor de 0,966 indutivo é necessário um conjunto de capacitores com aproximadamente 649,7 kVA.

II. A potência real de carga (sem os capacitores) vale aproximadamente 2.424,8 W.

III. Se reduzirmos o consume pela metade o Fator de Potência também cai para ¼.



Das afirmações acima.
Uma determinada instalação possui um motor ca trabalhando com setenta e cinco por cento de Fator de Potência e retira 10 A de uma linha ca de 240 V. Com base nestas informações indique quais das afirmações a seguir são corretas.

I. A potência aparente do Sistema é de 3.200 W.

II. A potência real do sistema é de 1.800 W.

III. A potência reativa do sistema é de 736 W.

Os parâmetros primários das linhas físicas e metálicas são características obtidas diretamente a partir da natureza dos circuitos, da disposição geométrica dos condutores e do material utilizado. As linhas telefônicas possuem dois tipos de parâmetros primários:

I. Longitudinais: são as características que existem ao longo dos condutores que constituem a linha, tais como: Resistência por unidade de comprimento - R (Ω /km) e Indutância por unidade de comprimento - L (H/km).

II. Transversais: são as características que existem entre os condutores que constituem a linha, tais como: Capacitância por unidade de comprimento - C (F/km) Condutância do dielétrico por unidade de comprimento - G (mho/km).

III. Verticais são as características que existem entre os condutores que constituem a linha, tais como: Capacitância por unidade de comprimento - C (F/km) Condutância do dielétrico por unidade de comprimento - G (mho/km).

Das afirmações a seguir: