Filtrar


Questões por página:
A política pública setorizada, das diferentes gestões públicas, tem trazido como consequência a desarticulação, a fragmentação e a sobreposição de ações, além de expor as famílias, os indivíduos e os grupos atendidos pelas políticas a um paralelismo de intervenções e, muitas vezes, à duplicidade de cadastros e procedimentos para acesso aos serviços. Uma estratégia de superação dessa fragmentação, através de uma gestão pública democrática, é a:
A ação profissional do/da assistente social tem, intrinsecamente em suas atividades, uma função pedagógica, estando o princípio educativo condicionado aos vínculos que a profissão estabelece com as classes sociais. Esse caráter educativo se explicita nas ações de orientação e acompanhamento na medida em que:
Considerando as proposições de Guerra em “A Instrumentalidade no Trabalho do Assistente Social” e de Souza na “Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento”, é correto afirmar que, quanto aos diferentes níveis de atuação do Assistente Social:

Considerando os instrumentos de trabalho do Assistente Social, atribua:

1. Para Laudo Social.

2. Para Parecer Social.

3. Para Relatório Social.


( )Informações a respeito de encaminhamentos, triagens e fatos novos que surgirem; Situações emergenciais, de forma breve, para posterior aprofundamento; Acompanhamentos que necessitarem de intervenção direta do profissional; Descrição do que foi observado em cada visita domiciliar.

( )Introdução, contendo objetivos e a demanda judicial; Identificação de todos os envolvidos; Metodologia utilizada para sua elaboração; Relatório, mencionando o contexto histórico da demanda avaliada, bem como seu estado social; Conclusão com uma síntese da situação, análise crítica e posicionamento final do profissional.

( )Deve ter uma descrição sucinta, conclusiva e indicativa. Precisa trazer, de forma breve, uma análise contextual, expectativas para o futuro e sugestões de como enfrentar a situação de risco ou vulnerabilidade constatada. Como instrumento de trabalho do assistente social, é de extrema importância, pois, além de reforçar sua identidade profissional, é um dispositivo de viabilização de direitos e de transformação social.


Assinale a sequência CORRETA:


Para Yolanda Guerra (2007), precisa-se compreender a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais. Nesse contexto, a instrumentalidade constitui uma