Filtrar
126 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 26
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
BNDES
Disciplina:
Arquivologia
Para apoiar os procedimentos e as operações técnicas de gestão arquivística de documentos, o arquivista necessita utilizar uma série de instrumentos, dentre os quais o inventário.
O inventário tem por finalidade
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Arquivologia
Nos arquivos permanentes, a elaboração de instrumentos de pesquisa para identificar, rastrear, localizar dados, seja pela via sumária ou analítica, facilitando o acesso aos documentos e à divulgação do acervo, relaciona-se à atividade de:
Concurso:
Prefeitura de Sapezal - MT
Disciplina:
Arquivologia
O instrumento de pesquisa que consiste em uma lista sistemática de elementos do conteúdo, disposta em ordem em um documento, com a finalidade de apontar sua localização no texto, denomina-se:
Concurso:
Prefeitura de Água Boa - MT
Disciplina:
Arquivologia
Nos arquivos permanentes, o instrumento de pesquisa que traz uma relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos, e no qual cada peça integrante de uma unidade de arquivamento é descrita minuciosamente, é conhecido como:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha
Disciplina:
Arquivologia
Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação ao tema noções de arquivologia.
( ) O princípio arquivístico da proveniência exige a retenção da identidade do documento, especificamente ao seu produtor. Nesse caso, os arquivos precisam ser organizados de acordo com a competência e atividades da instituição ou indivíduo legitimamente responsável pela acumulação, produção ou guarda dos documentos.
( ) Quanto à valoração dos documentos, o valor administrativo, também conhecido como secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins distintos daqueles para os quais foram originalmente criados. Nesse caso, os documentos passam a ser considerados fontes de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração.
( ) No tipo de arquivamento vertical, os documentos ou fichas são dispostos uns sobre os outros e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos. Essa disposição é aconselhável para arquivos correntes e amplamente utilizada para plantas, mapas e desenhos, bem como nos arquivos permanentes.
( ) O catálogo é um instrumento de pesquisa organizado de acordo com critérios cronológicos, onomásticos e temáticos, reunindo a descrição pormenorizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica. Distingue-se do índice porque no catálogo existe a descrição individualizada dos documentos e no índice há somente a relação dos documentos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
( ) O princípio arquivístico da proveniência exige a retenção da identidade do documento, especificamente ao seu produtor. Nesse caso, os arquivos precisam ser organizados de acordo com a competência e atividades da instituição ou indivíduo legitimamente responsável pela acumulação, produção ou guarda dos documentos.
( ) Quanto à valoração dos documentos, o valor administrativo, também conhecido como secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins distintos daqueles para os quais foram originalmente criados. Nesse caso, os documentos passam a ser considerados fontes de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração.
( ) No tipo de arquivamento vertical, os documentos ou fichas são dispostos uns sobre os outros e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos. Essa disposição é aconselhável para arquivos correntes e amplamente utilizada para plantas, mapas e desenhos, bem como nos arquivos permanentes.
( ) O catálogo é um instrumento de pesquisa organizado de acordo com critérios cronológicos, onomásticos e temáticos, reunindo a descrição pormenorizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica. Distingue-se do índice porque no catálogo existe a descrição individualizada dos documentos e no índice há somente a relação dos documentos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses: