Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) devem funcionar, no mínimo, cinco dias por semana, por oito horas diárias, totalizando 40 horas semanais, com sua equipe de referência completa. Esse horário pode ser flexível, permitindo que a unidade funcione aos finais de semana e horários noturnos, desde que isso ocorra para possibilitar uma maior participação das famílias e da comunidade nos serviços, ações e projetos ofertados. Destaca-se que o horário de funcionamento do CRAS não corresponde necessariamente à jornada de trabalho da sua equipe de referência, pois essa decisão é do gestor municipal. Caso a jornada de trabalho da equipe seja de 4 horas diárias, será necessário dispor de duas equipes de referência para cumprir as 8 horas diárias de funcionamento do CRAS.

II. O acolhimento social é um processo de intervenção profissional que envolve a escuta social qualificada. Através dessa técnica, o assistente social busca agravar o problema de determinada situação no âmbito individual e, em seguida, prover assistência médica ou jurídica ao cidadão em situação de vulnerabilidade.

Marque a alternativa CORRETA:
Paula (2014) afirma que: “por meio dos esforços teórico-políticos da intenção de ruptura constituímos na década de 1980 e consolidamos em 1990 um projeto ético-político profissional inspirado na tradição marxista, que configurou-se como direcionamento para todos os assistentes sociais identificados com os propósitos dessa vertente do Processo de Renovação. Estando esse projeto profissional articulado a um projeto societário que propõe a superação da ordem capitalista, fazem-se necessárias mediações entre a projeção, a meta, o objetivo e a realidade. Nesse sentido, o projeto ético-político consolidado no Serviço Social, nos anos de 1990, constitui-se em um importante instrumento orientador do exercício profissional que se quer crítico e comprometido com os usuários. No entanto, o projeto profissional em questão exigiu dos assistentes sociais a formulação de estratégias e táticas que pudessem estabelecer mediações entre os princípios defendidos por esse projeto e a realidade profissional vivenciada pela categoria. As estratégias são, portanto, mediações importantes que se colocam entre projeções e operacionalização das intenções. No entanto, elas necessitam, ainda, da construção de táticas que possam aproximá-las da realidade”. Nesse sentido, a partir do pensamento da autora, o que são as estratégias e as táticas respectivamente?
Sobre o uso das técnicas de entrevista estruturada, não estruturada e semiestruturada no exercício profissional do assistente social, assinale a alternativa correta.
Qual é o instrumento de busca de conhecimento profundo e de forma crítica, de uma determinada situação, objeto da intervenção profissional, nos seus aspectos socioeconômicos e culturais?
Em sua rotina de trabalho, a assistente social Roberta precisa ter uma melhor compreensão acerca das condições de vida dos usuários, o que envolve situações de moradia e de suas relações familiares e comunitárias. A partir desse conhecimento, é possível, para Roberta, uma melhor compreensão de elementos que possam subsidiar a ampliação dos direitos sociais dos usuários por ela atendidos. Nesse contexto, a partir de uma perspectiva crítica, um importante instrumento utilizado na construção desse conhecimento, pela assistente social, é a entrevista: