Filtrar


Questões por página:
A pesquisa social utiliza-se de variadas técnicas de coletas de dados com o intuito de conhecer e transformar a realidade social. Faz parte destes instrumentos o Estudo de Caso, que, embora tendo status de um estudo significativo, sua utilização recebe criticas
No uso de recursos institucionais, o laudo social é, segundo obra organizada pelo CFESS em 2005, “... utilizado com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área de conhecimento, no caso, o Serviço Social”. A estrutura do laudo deve apresentar, respectivamente,

Avalie as afirmativas abaixo, adotando como referência o trabalho de Fávero (2013, p.2), intitulado “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”.

I. A construção do conhecimento na área do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece geralmente por meio do estudo social.

II. No âmbito judiciário não é necessário ao Assistente Social ter clareza de qual é seu objeto de intervenção, já que quem determina isso é o juiz.

III. No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social.

IV. A perícia social pode ser registrada por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer.

Estão em conformidade com o pensamento de Fávero (2013, p.2) as afirmativas:

Com relação à atuação do assistente social em visitas domiciliares e institucionais, julgue o item a seguir.

As visitas domiciliares, os estudos socioeconômicos para a concessão de benefício, os relatórios sociais e a triagem social são considerados atividades historicamente assumidas por assistentes sociais.

Com relação à atuação do assistente social em visitas domiciliares e institucionais, julgue o item a seguir.

A visita institucional não agendada tem caráter inteiramente investigativo, pois permite ao assistente social observar o cumprimento de requisitos psicossociais predefinidos em entrevista estruturada pela equipe interdisciplinar.