Filtrar


Questões por página:
“Se um professor tem habitualmente atitude interdisciplinar desenvolvida e manifestada em suas práticas docentes, ele pode ser um convite vivo para que seus alunos desenvolvam esta mesma atitude” (LORIERI, 2010). O trecho traz um destaque para a prática docente interdisciplinar.
Assinale a alternativa que explica o significado de Interdisciplinaridade:
No que tange ao tema Planejamento e Interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I. Na interdisciplinaridade é fundamental a ideia de transformação da realidade. Isto quer dizer que uma instituição se transforma a si mesma tendo em vista influir na transformação da realidade global. A primeira coisa que nos vem à mente quando perguntamos sobre a importância da interdisciplinaridade é a eficiência. A interdisciplinaridade é um plano que ajuda a alcançar a eficiência. Isto é, elabora-se plano, implanta-se um processo de planejamento a fim de que seja bem feito aquilo que se faz dentro dos limites previstos para aquela execução. II. O planejamento é uma ação educativa para elaboração de um orçamento, passando por relatórios extensos para assumir, nos dias atuais, uma característica especial: um macroplanejamento, em que todos os planos de desenvolvimento de um país se entrelaçam, num dinamismo contínuo e progressivo. III. O planejamento vem constituir uma estratégia de trabalho que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, num processo global para a solução de problemas. O conhecimento da realidade para se puder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno. É preciso, antes de tudo saber para quem se vai planejar por isso, conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento.
Assinale

Sobre interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo:


I. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, este “fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, (...)”.

II. Esta é a grande força da interdisciplinaridade, dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos, porém, o que acontece em muitas escolas, o ensino é fragmentado, os conteúdos e as disciplinas são ministrados separadamente sem qualquer conexão entre eles.

III. Faz-se necessário entender que tanto o conhecimento quanto a educação se restringem apenas aos muros da escola, tornando a interdisciplinaridade o grande elo dos saberes que mantem esse diálogo ultrapassando os limites do saber escolar reorganizando o mesmo e produzindo um novo conhecimento que pode ser aplicado na vida fora da escola.


Assinale

Segundo Crenshaw (2002), as interseccionalidades são formas de capturar as consequências da interação entre duas ou mais formas de subordinação: sexismo, racismo, patriarcalismo.
Considerando os estudos de Barreto (2015) – bem como de autores mencionados e as autoras mencionadas no texto “Gênero, raça, desigualdades e políticas de ação afirmativa no Ensino Superior” – analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) Em termos teóricos, a preocupação com a interface entre classe, gênero e raça cresceu na pesquisa sobre desigualdade, incentivada, por exemplo, pelos estudos que utilizam a abordagem interseccional.
II - ( ) Considerando homogeneidade interna da categoria “mulher”, os conceitos de categorias de articulação e de interseccionalidade são utilizados corretamente e de maneira homogênea no contexto universitário e nas correntes feministas.
III - ( ) As interseccionalidades estão cada vez mais presentes no debate teórico recente, visando ampliar a compreensão sobre os modos como múltiplas diferenciações que permeiam o social e se articulam ao gênero.
IV - ( ) Os estudos indicam uma desconexão de interesses, especificamente sobre a discriminação interseccional, uma vez que os discursos acadêmicos reconhecem, de maneira incontroversa, a inexistência da diferença associada à hierarquia, à opressão, à suposta igualdade e à diversidade.
Assinale a sequência CORRETA.

Julgue o item que se segue.


De acordo com o disposto no Art.2º da Lei Federal nº 10.639, em vigor desde 2003, o bullying é uma intimidação física sistemática no ambiente escolar, realizada contra mulheres ou motivada por uma ideologia de gênero.