Filtrar


Questões por página:
Uma das marcas da textualidade é a coerência; assinale a frase abaixo que não exemplifica a incoerência.
Observe o seguinte fragmento textual:
“Observava com muito interesse o quadro de Van Gogh; um quarto modesto, com uma cama ao lado da porta, com pequenas gravuras na parede... Não guardei na memória o restante da cena porque imaginava a tristeza do pintor ao não ver reconhecido o seu imenso valor...”.
Nesse caso, a impossibilidade de descrever o restante do quarto está ligada a
Observe o seguinte segmento descritivo, inserido numa narrativa.
“O campo ainda verde e vivo, mas parcialmente desfolhado e já quase deserto, oferecia a imagem da solidão e da proximidade do inverno. Brotava de seu aspecto uma mistura de impressão doce e triste análoga à minha idade e à minha sorte”.
A função da descrição, nesse caso, é a de
Observe o seguinte texto, retirado de uma redação escolar:
“Desde o começo dos anos 30, o câncer de pulmão ocupa um lugar a cada dia mais importante entre as causas de óbitos. Os estudos já demonstraram de forma clara as relações existentes entre esse tipo de câncer e o hábito de fumar.
Se é verdade que certas pessoas que nunca fumaram podem ser atingidas por esse mal, não é menos verdade que entre os fumantes inveterados a proporção de doentes é vinte vezes mais elevada que entre os demais.
É bom que se diga que o homem que fuma 20 cigarros por dia vê sua esperança de vida diminuir cinco anos, ao passo que aquele que fuma 40 cigarros ou mais, a vê diminuir em oito anos”.
Sobre a estruturação desse texto, assinale a afirmativa adequada.
Para desenvolver uma tese, para refutar uma tese contrária, o argumentador pode recorrer a argumentos de diversos tipos, segundo as circunstâncias da argumentação. Observe o segmento argumentativo a seguir:
“Essas tribos trocam frequentemente de mulheres, o que é um sinal muito claro de selvageria. Eles ignoram completamente a nobreza e o valor do belo sacramento de casamento”.
O tipo de argumento utilizado nesse segmento foi