Filtrar


Questões por página:
Quando Gregor Mendel postulou suas leis, não se conhecia o comportamento dos cromossomos e dos alelos na meiose, que leva à formação dos gametas. No entanto, suas conclusões estavam corretas e, posteriormente, a Teoria Cromossômica da herança foi um elo fundamental para a redescoberta das Leis de Mendel. Wilhelm Roux, em 1883, postulou que os cromossomos do núcleo da célula eram os portadores dos fatores hereditários, e essa teoria cromossômica da herança nos faz perceber que os genes fazem parte dos cromossomos, os quais se segregam em divisões celulares específicas, a meiose.
(PORTO, V.B. Genética.2. ed. Fortaleza: EdUECE,2015 - Adaptado).
Sobre as afirmações e o sucesso de Mendel em suas pesquisas, assinale o que for correto.

01. Mendel observou, em seus cruzamentos com ervilhas, que o traço recessivo não desaparece nem se dilui na F1, ele apenas não se manifesta. Nesse sentido, Mendel concluiu que existem “fatores” para cada traço de cada característica e esses fatores são puros e indissolúveis, surgindo daí a ideia de que a herança é particulada.
02. A segunda lei de Mendel afirma que, durante a formação dos gametas, a segregação ou separação dos fatores de uma característica é independente da separação dos fatores da outra característica.
04. Um dos grandes méritos do trabalho de Mendel foi o cuidadoso planejamento experimental, incluindo a formulação de hipóteses, análises matemáticas para comprovação de seus resultados e elaboração de um mecanismo para explicá-los.
08. Na primeira lei de Mendel, com dominância completa de uma característica sobre a outra, Mendel observou uma constância nos resultados nos diferentes cruzamentos de linhagens puras, que seria a proporção de 3:1 na geração denominada F1; isso o levou a pensar na existência de uma lei geral, responsável pelo mecanismo de herança das ervilhas.

Assinale a soma das alternativas CORRETAS:
O termo Displasia Ectodérmica refere-se a um conjunto heterogêneo de desordens, envolvendo os tecidos derivados do ectoderma. As formas mais comuns caracterizam-se pela ausência ou defeito nos dentes, pelos, pele, unhas e glândulas sudoríparas. A Displasia Ectodérmica pode ser transmitida como um caráter mendeliano autossômico recessivo, e um dos seus sintomas é a dificuldade de transpiração (reduzida sudorese).
Referência citada: SARMENTO, V.A.; TAVARES, R.B.; VILLAS-BOAS, R.; RAMALHO, L.M.P.; FALCÃO, A.F.P.; MEYER, G.A. Displasia ectodérmica: revisão da literatura e relatos de casos clínicos. Sitientibus, Feira de Santana, n.34, p.87-100,2006.

Imagem associada para resolução da questão

Observe o heredograma acima e, considerando João heterozigoto, para a referida doença, qual a probabilidade de, ao casar com Maria, ter uma criança portadora da doença displasia ectodérmica?
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
A polidactilia (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). Geralmente caracterizado pela presença de um dedo extranumerário próximo ao quinto dedo, seja no membro inferior ou superior. Estudos populacionais realizados na África estimam que a penetrância desse alelo no continente aproxima-se a 64%, ou seja, em média, apenas 36% dos portadores de alelos dominantes não apresentam o traço, possuindo número normal de dedos.[...]
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ polidactilia.htm.Acesso em: 21 out.2018.

Uma mulher normal casou-se com um homem polidáctilo e o casal já possui um filho normal. Qual seria a probabilidade desse casal vir a ter uma segunda criança, também normal?
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!