Filtrar


Questões por página:
As rotinas administrativas são padrões de funcionamento da empresa, que permite prever resultados e manter as tarefas em dia. Nas rotinas administrativas, são executados:
I. o atendimento telefônico e via e-mail.
II. a organização de arquivos, documentos e materiais.
III. a avaliação de acervos patrimoniais.
IV. o cadastro de informações nos sistemas.

Estão CORRETAS apenas:
Com relação às características da burocracia segundo Max Weber:

I. Existência de regras abstratas, às quais estão vinculados os detentores do poder, o aparelho administrativo e os dominados define a dominação racional- legal, é o fundamento do modelo burocrático.

II. Toda organização burocrática se baseia na hierarquia, na divisão do trabalho, na separação entre pessoa, cargo e funções exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.

III. O domínio burocrático é legitimado pelo reconhecimento dos poderes e das qualidades excepcionais do chefe, e o seu aparelho consiste, tipicamente, no grupo dos 'discípulos', isto é, dos indivíduos escolhidos pelo chefe entre os membros da comunidade.

IV. A burocracia, segundo Weber, é uma instituição política bem sucedida na medida em que seu quadro administrativo mantenha com êxito a pretensão ao monopólio efetivo da coação física para a manutenção da ordem vigente.

V. O pessoal empregado por uma estrutura administrativa burocrática submete-se a uma relação contratual e, em virtude de suas específicas qualificações técnicas, é recompensado através de um salário estipulado em dinheiro, tem uma carreira regulamentada e considera o próprio trabalho como uma ocupação em tempo integral.
Na primeira fase de desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que criticaram esses paradigmas:

I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de condicionamento.

II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional.

III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.

IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais.

V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.

Uma interessante tipologia de organizações foi proposta por Amitai Etzioni (Organizações Modernas, 1967), que procura classificar as organizações de acordo com o tipo de controle exercido sobre seus participantes para obter sua obediência.

Acerca disso, relacione os tipos de controles na Coluna A com as respectivas descrições na Coluna B e assinale a alternativa correta.


Coluna A

1. Físicos.

2. Materiais.

3. Simbólicos.


Coluna B

( ) são os controles baseados em recompensas e sanções materiais ou em bens materiais, principalmente o dinheiro. Constituem o poder remunerativo.

( ) são os controles baseados na força, coação e ameaça física – latente ou manifesta – para que os participantes obedeçam coercitivamente. Constituem o poder coercitivo.

( ) são os controles baseados em símbolos normativos (como prestígio e status) e sociais (como amor e aceitação) e se fundamentam na ética, na ideologia, na fé e na crença das pessoas. Constituem o poder normativo ou normativo-social.

O conhecimento em Administração é produzido