Filtrar


Questões por página:

Um erro, em termos de amostragem, é evidenciado quando se detecta uma diferença da estimativa em relação ao valor verdadeiro ou paramétrico. Os erros, em inventários florestais, podem ser classificados em:


1. erros amostrais;

2. erros não amostrais;

3. erros sistemáticos;

4. erros aleatórios.


( ) Somente podem ser reduzidos mediante cuidados gerenciais e técnicos, como o controle e aferição dos equipamentos.

( ) Ocorrem quando existe dependência funcional pela magnitude ou direção do erro, como, com o uso de uma trena mais longa que o normal.

( ) Podem ser reduzidos com o uso de métodos e processos adequados.

( ) Ocorrem de forma imprevisível e tendem a se anular se o número de medições for grande.


Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


Para o planejamento da exploração de florestas nativas, os ramais secundários devem ser definidos após o mapeamento do ramal principal e a indicação da queda das árvores. Esses ramais devem estar conectados na forma de “espinha de peixe” e devem estar ligados ao ramal principal em um local livre de obstáculos como árvores matrizes e de valor futuro. Algumas vezes, os ramais de arraste _________ podem ser ramificados em _________. Neste caso, segue-se a regra de planejamento do ramal _________, ou seja, o ramal _________ deve passar na região central das árvores que serão arrastadas através dos _________.

Em uma floresta, foi realizado um estudo de sua florística e fitossociologia, considerando árvores com diâmetro à altura do peito (DAP) ≥ 10 cm. Foram alocadas 34 parcelas com dimensões de 20 m × 30 m, distribuídas aleatoriamente. Nesse estudo, foram registrados 1145 indivíduos pertencentes a 65 espécies.
A respeito dos parâmetros fitossociológicos obtidos, observe a tabela a seguir, em que: n = número de indivíduos amostrados; Np = número de parcelas em que a espécies foi encontrada; DR = densidade relativa (%); DoR = dominância relativa (%); e FR = frequência relativa (%).


Imagem associada para resolução da questão

Com base nas informações constantes na tabela, assinale a afirmativa correta.
A amostragem realizada em inventários florestais deve ser representativa para que as estimativas obtidas do parâmetro populacional sejam confiáveis. A intensidade amostral e o nível de confiança utilizados influenciam no erro de amostragem e no intervalo de confiança para a média. Em uma população florestal foi realizado um inventário, utilizando amostragem casual simples, obtendo-se um volume médio de 200m³/ha e erro padrão da média ± 10m³/ha.
Considerando um valor de t = 2, podemos afirmar que o volume da população está entre
O inventário florestal é uma atividade que visa obter informações quantitativas e qualitativas dos recursos florestais, sendo fundamental na sua execução, o conhecimento e aplicação de métodos e processos de amostragem. Com relação aos processos de amostragem, analise os itens a seguir:

I. A amostragem casual simples é o processo fundamental de seleção de unidades amostrais, em que todas as combinações possíveis têm igual probabilidade de compor a amostra. II. A amostragem estratificada consiste na divisão da população em estratos homogêneos, de modo que dentro desses estratos tenhamos a redução da variabilidade da variável de interesse. III. A amostragem sistemática consiste na distribuição das unidades amostrais segundo um padrão de distribuição espacial sistemático, sem a necessidade de aleatorização da primeira unidade amostral.

Está correto o que se afirma em