Filtrar


Questões por página:
É o conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador e capaz de gerenciar, simultaneamente, os documentos digitais e os convencionais:
No processo de descrição de arquivos permanentes para a Norma ISAD (G), é o instrumento de pesquisa que descreve unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação:
Dentre as áreas da Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística - ISAD(G), aquela que é destinada à informação sobre a origem e a custódia da unidade de descrição e possui os metadados nome do produtor, história/biografia, história arquivística e procedência, é conhecida como:
A descrição é a maneira de possibilitar que os dados contidos nos documentos cheguem até os pesquisadores.
Sobre as normas de descrição arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. A ISAD(G) é uma norma internacional, aplicável a todos os tipos de materiais arquivísticos e pode ser utilizada tanto em sistemas manuais quanto automatizados. Tem alto grau de generalidade. II. A norma ISAAR(CPF) complementa a ISAD(G), regulando a descrição das funções dos produtores de documentos. III. A NOBRADE não é mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), mas a adaptação das normas internacionais à realidade brasileira.
Está correto o que se afirma em
O elemento de identificação cronológica em que são mencionados os anos de início e término do período abrangido pelos documentos de um processo, dossiê, série, fundo ou coleção, é denominado