Filtrar


Questões por página:
O trabalho da psicomotricidade se dá por duas vertentes, uma é a psicomotricidade funcional, que toma como referência inicial o perfil psicomotriz da criança avaliada, perfil traçado através de testes padronizados. E a outra é a psicomotricidade relacional que se serve de métodos não diretivos, que é a usada dentro das instituições escolares, pois usa o jogo como atividade-meio, como elemento pedagógico, propicia à criança o ato de criar, representar e usar a imaginação, porém a partir de uma ação pedagógica previamente elaborada pelo professor. São funções psicomotoras: I. Relaxamento total, diferencial e segmentar; II. Organização espacial e temporal, ritmo; III. Lateralidade, equilíbrio; IV. Esquema corporal, tônus da postura; V. Coordenações globais, motricidade fina; VI. Atenção, percepção.

Para que crianças de um grupo da Educação Infantil aprendam a pular corda, a professora conta alto até três antes de mover a corda.

Essa atividade contribui para desenvolver nas crianças

Numa sala de aula do primeiro ano do ciclo inicial do ensino fundamental, a professora da turma quis que seus alunos agissem diretamente sobre os objetos, para que, a partir disso, ela pudesse auxiliá-los na construção de noções que são fundamentais para criança entender o conceito de número. Para isso, planejou uma atividade lúdica em que as crianças deveriam distribuir sucos para seus amigos que possuíam copos de diferentes tamanhos e formatos. A fim de problematizar a brincadeira, a professora propôs que todas as crianças deveriam ter a mesma quantidade de suco em seus copos. Ao propor tal atividade a professora teve como objetivo trabalhar a noção de:
Uma das principais características do lúdico é o(a)

Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.

II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações.

III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.


verifica-se que está(ão) correta(s)