Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


Podemos descrever a aprendizagem da escrita como aprender a um jogo, no qual é necessário aprender as combinações, as regras, ter vontade e treinar. Aprendendo o jogo da escrita, é possível escrever histórias, poesias, cartas, bilhetes, enfim, conhecer o mundo e suas coisas. A escrita é constituída de uma atividade psicomotora extremamente complexa, no qual participam os aspectos de maturação, expressado pelo conjunto de atividades motoras que são constituídos pelo desenvolvimento psicomotor geral.

Julgue o item a seguir.


Ao utilizar os jogos, as brincadeiras e a ludicidade em suas avaliações ou intervenções, o psicopedagogo objetiva resgatar os aspectos emocionais, afetivos e cognitivos dos conteúdos ministrados pelo educador em sala de aula, motivando o educando a buscar uma aprendizagem prazerosa. Destaca-se que, ao utilizar recursos lúdicos, o profissional de psicopedagogia deve esclarecer o porquê, para quem e quais recursos utilizar, considerando as dificuldades identificadas e a superação das mesmas.

Julgue o item a seguir.


O jogo pode ser considerado como um recurso complementar ao processo de aprendizagem. O aluno pode, através do jogo, construir conceitos matemáticos complexos que não conseguiria da forma tradicional de ensino. Atualmente, nos meios acadêmicos do Brasil, vem se desenvolvendo uma linha de pesquisa que fortalece a ideia de se empregar jogos como instrumento para diagnóstico e avaliação da aprendizagem.

Julgue o item que se segue.


Todas as atividades esporádicas e não planejadas envolvendo jogos no ambiente escolar, por serem consideradas instrumentos pedagógicos, potencializam o ensino-aprendizagem dialógico, empático e impulsionador das competências e habilidades de maneira interativa.

Julgue o item que se segue.


A infância é uma construção histórica, resultado de um processo complexo de produção de representações sobre as crianças, de estruturação dos seus cotidianos e mundos de vida e, especialmente, de constituição de organizações sociais para as crianças.