Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ao utilizar essa brincadeira em sala de aula, a professora está fazendo a adequada transição da educação infantil para o ensino fundamental e, ao mesmo tempo, apurando o processo de alfabetização.
mostrar texto associado
A proposta do jogo impossibilita a reflexão e a interpretação de situações práticas da vida cotidiana das crianças.

No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.


A consciência fonológica da língua deve ser estimulada por meio do trabalho com a oralidade, à medida que situações de aprendizagem como jogos, contação de histórias, músicas, teatros, declamações e brincadeiras em rodas oportunizam a realização de atividades que exploram rimas, aliterações, consciência silábica, identidade fonêmica e segmentação de frases.

O uso de jogos e brincadeiras em algumas instituições de educação infantil é criticado quando assume “um papel pedagogizante, não garantindo o tempo e o espaço necessários para que a criança vivencie situações lúdicas e possa produzir sua própria cultura” (MASCIOLI,2010, p.107). Para enfrentar esse problema, ao utilizar o jogo e a brincadeira em seu trabalho educativo, o professor necessita desenvolver:
Todo profissional que atua na educação infantil precisa organizar sua prática com base em dois eixos estruturantes: