Filtrar


Questões por página:
Existe uma linha muito tênue que diferencia a brincadeira do jogo. Há autores que utilizam ambas as palavras para designar o mesmo comportamento – a atividade lúdica. Entretanto, existem algumas características que podem diferenciar o jogar do brincar. Brougère e Wajskop (1997) afirmam que a brincadeira é simbólica e o jogo funcional, ou seja, enquanto a brincadeira tem a característica de ser livre e ter um fim em si mesma, o jogo inclui a presença de um objetivo final a ser alcançado: a vitória. Este objetivo final pressupõe o aparecimento de regras preestabelecidas que, geralmente, já chegam prontas às mãos da criança. As regras dos jogos têm relação íntima com as regras sociais, morais e culturais existentes.
(CORDAZZO; VIEIRA,2007, p.92. Adaptado.)

A partir da diferenciação entre jogo e brincadeira e sua forma de acontecer na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. A característica social da brincadeira, de acordo com a perspectiva sociocultural, é vista como uma mola propulsora para o desenvolvimento infantil.

II. Pela brincadeira, a criança, sem intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.

III. A cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados em jogos em que a criança possa testar, principalmente, a relação causa-efeito.

IV. Quando a criança está jogando com o grupo é necessária uma organização realizada pelos profissionais, porque a criança é incapaz de fazê-la.

Está correto o que se afirma apenas em
Todas as crianças precisam de oportunidades para pôr em jogo o que sabem para se aproximar pouco a pouco desse objeto importante da cultura que é a escrita.” Tendo como parâmetro tal citação, é INCORRETO afirmar:
Sobre as diferenças entre recreação, jogo, lazer e brincadeira, assinale a alternativa INCORRETA.
Os jogos e as brincadeiras são reconhecidos como o meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecedor, que facilita a aprendizagem desenvolvendo várias habilidades. Sobre a prática de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem analise as afirmativas a seguir:
I - As brincadeiras e os jogos fazem com que a criança estabeleça vínculos sociais, ajustando-se ao grupo viabilizando a aceitação da participação de outras crianças com os mesmos direitos.
II - As brincadeiras e os jogos fazem a criança aprender a ganhar, mas também a perder.
III - As brincadeiras e os jogos permitem uma experiência lúdica a criança, cultivando a fantasia, vivenciando a amizade e a solidariedade, traços imprescindíveis para se desenvolver uma cultura solidária.
IV - Para Piaget (1976), as brincadeiras e os jogos são atividades lúdicas que são o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança.
V - As brincadeiras e os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas os meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Estão CORRETAS as afirmativas.
Leia o trecho e responda:
Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação
Com base no trecho, é CORRETO destacar que a brincadeira é essencial para: