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Com a utilização de recursos que fazem parte do cotidiano, como vídeos, podcasts e jornais, os alunos tendem a participar de maneira diferente do processo, atuando como protagonistas no processo educacional. Isso acontece pelo interesse existente na tecnologia, que ocupa grande parte do dia de muitas pessoas. Entender como elas funcionam e deixar de ser apenas consumidores é importante para criar uma postura crítica sobre os conteúdos consumidos, desenvolvendo uma cultura digital e diminuindo a influência da mídia.
Para produção, por exemplo, de conteúdo sonoro, com um podcast, educadores têm disponíveis softwares livres de edição digital de áudio. São exemplos desses softwares:
Em um jornal impresso, acima dos títulos das matérias, é comum o uso de sobretítulos. Esse recurso editorial precede, portanto, o título principal e seu objetivo é complementar a informação. Também é conhecido como chapéu ou antetítulo e é compreendido como um título auxiliar.
Do mesmo modo, em sites noticiosos, os sobretítulos aparecem na homepage, acima dos títulos principais.
Tanto na publicação impressa como no site de notícias online, visualmente é possível distinguir as duas modalidades de titulação por meio do/de:
Observe as seguintes especificidades: periodicidade regular; veiculação na mesma página e geralmente em posição fixa; publicação de notas; estilo mais livre e pessoal do redator; identificação de autoria.
A seção de jornal impresso que apresenta as características citadas acima é:
Em um jornal impresso diário é possível encontrar textos de cunho informativo e textos opinativos: “No seu perfil moderno e contemporâneo, o jornalismo situa o editorial na dimensão opinativa (ao lado de qualquer comentário assinado), e o resto do que se publica na dimensão noticiosa” (BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. As técnicas do Jornalismo. Pg.98. Editora Ática: 1990).
Destaca-se como elemento de identificação de um editorial jornalístico:
“O Brasil veio a conhecer a atividade de imprensa relativamente tarde em relação a outros países do continente. Enquanto ela chegou ao México em 1539, ao Peru em 1583 e às colônias inglesas por volta de 1650, a reprodução gráfica aportou no Brasil sob o manto da coroa portuguesa, fugida para cá em 1808” (MARINGONI, Gilberto. AGOSTINI, Angelo. A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal,1864-1910. Pg.26. Devir Livraria, 2011).
São características predominantes de determinada publicação datada de 10 de setembro de 1808: o fato de ser a única permitida a circular na colônia; a existência de textos elogiosos a respeito da família reinante; possuir quatro páginas e não apresentar imagens.
A publicação impressa a que o enunciado se refere é: